Onze músicos mineiros serão beneficiados pela primeira seleção do mais novo edital do Programa Música Minas, voltado para a intensificação da circulação, a criação de rotas, a formação de público e a construção de uma rede de cooperação pelo interior do Estado.
O Edital de Descentralização Estadual abriu inscrições em dezembro e recebeu propostas por 45 dias, até 10 de fevereiro. Foram submetidos, ao todo, quatro projetos de turnês por Minas Gerais: três deles, aprovados pela curadoria –formada pelo músico paraibano Arthur Pessoa (Cabruêra) e o jornalista Carlos Felipe, de longa atuação no jornalismo cultural.
Dois terços das propostas contempladas são originárias de fora da capital: uma de Betim e a outra de Poços de Caldas. Duas das rotas desenhadas envolvem shows em três cidades; a terceira, em cinco. Nenhuma das 11 cidades envolvidas (no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Região Central do estado) se repete.
O Edital de Descentralização Estadual recebe inscrições permanentemente –no convênio 2013/2014, em vigor até o final de julho, para viagens realizadas até 14 de julho. Os recursos disponíveis para cada seleção são de R$ 28 mil. A atual temporada prevê ainda outras quatro seleções.
Para participar do processo de seleção, é importante atentar se a data da viagem está em conformidade com o período de cada curadoria. A próxima avaliação recebe, até 3 de março, propostas de turnês que sejam realizadas até 13 de abril.
O Programa
O Música Minas é uma ação de política pública firmada entre o Governo de Minas e o Fórum da Música, grupo de entidades organizadas e representativas do setor musical que reúne a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música), VALEMAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha), AMAES (Associação de Músicos, Artistas e Esportistas) e Associação Mucury Cultural.
Em sua quinta temporada, o programa é de responsabilidade do VALEMAIS. O atual Núcleo Gestor é formado por Guilardo Veloso, Francisco Cereno, Gabriel Murilo e Israel do Vale –todos eles, pela primeira vez à frente da condução do Música Minas.
Abaixo, a relação dos contemplados nesta primeira edição do edital.
Proponente: Alcidéia Margareth Rocha Trancoso | Déa Trancoso
Origem: Betim
Circulação por 5 cidades: Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Araçuaí, Rubim e Almenara.
Número de contemplados: 3 pessoas
Proponente: Douglas Maiochi | K2
Origem: Poços de Caldas
Circulação por 3 cidades: Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Nova Lima
Número de contemplados: 4 pessoas
Proponente: Luiz Eduardo de Aviz Santos | Verso Venenoso
Origem: Belo Horizonte
Circulação por 3 cidades: Carlos Chagas, Teófilo Otoni e Novo Cruzeiro
Número de contemplados: 4 pessoas