O ano de 2014 coloca o Itaú Cultural e os mineiros em mais uma série de ações conjuntas. O instituto organiza programações ligadas ao Observatório Itaú Cultural, semanas de gestão e política cultural na capital e no interior, promovidas em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, a difusão de trabalhos de artistas de Minas Gerais selecionados no programa Rumos, e apresentações em São Paulo, além de exposição em homenagem ao grupo Giramundo em seu prédio na Avenida Paulista. Neste mesmo ano, o plano de patrocínios do Banco Itaú, via Lei Rouanet, contempla 13 projetos de Minas (veja relação abaixo). Tudo somado, a instituição está envolvida em pelo menos 23 eventos junto a artistas e casas culturais locais.
“Minas Gerais é um polo fundamental na cena cultural brasileira. Temos uma longa relação com Minas e este patrocínio e ações reafirmam os laços do Itaú com o Estado”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.
Além dos investimentos nos projetos que irão receber patrocínio do Banco, o Itaú Cultural já tem confirmadas para Minas Gerais programações ligadas ao Observatório Itaú Cultural, espaço de pesquisa dos fenômenos relacionados à gestão cultural, criado em 2006 pelo instituto para discutir publicamente as interações entre cultura, artes, economia e sociedade. De 31 de março a 4 de abril, em parceria com o Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e o Centro de Arte Popular (CA), e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais acontece em Belo Horizonte, a Semana de Gestão e Políticas Culturais, um curso livre com aulas expositivas e apresentação de experiências de gestão cultural, tanto no setor público quanto no privado.
Ainda em parceria do Itaú Cultural com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, outros quatro cursos da Semana de Gestão e Políticas Culturais serão realizados em Jequitinhonha, Mucuri, e também no noroeste e no norte do Estado, em datas e locais a serem definidos pela secretaria.
Em maio, do dia 21 ao dia 23, o Observatório Itaú Cultural, em parceira com o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, Observatório da Diversidade Cultural (BH) e a Rede U40 Brasil para a Diversidade Cultural, realizam na capital o VII Seminário Diversidade Cultural. Pesquisadores, produtores, gestores e artistas participam de mesas de debates, minicursos, apresentação de trabalhos e conferências.
Pelo Brasil, o instituto segue com as difusões do Rumos, e conta com apresentações de mineiros contemplados neste programa que, desde a sua criação em 1997, vem apoiando a produção e difusão de trabalhos de artistas e pesquisadores por meio de editais públicos. A Difusão Rumos Dança leva para o Festival de Dança de Itacaré, na Bahia, o espetáculo infantil Parquear, das bailarinas Thembi Rosa, Margo Assis, Kenia Dias e Renata Ferreira.
Em São Paulo, no dia 23 de março, a cantora Titane sobe ao palco do Auditório Ibirapuera – espaço sob gestão do Itaú Cultural, desde 2011, em parceria com a Prefeitura de São Paulo –, que ainda no início do mês recebe a Mostra Internacional de Teatro (MITsp), idealizada por Antonio Araujo, diretor do Teatro da Vertigem, e pelo mineiro Guilherme Marques, diretor geral do CIT-Ecum – Centro Internacional de Teatro Ecum. A mostra, que terá a sede do Itaú Cultural e o Auditório Ibirapuera como alguns dos espaços da programação, tem patrocínio máster do Itaú.
Em novembro, o Itaú Cultural homenageará o grupo de teatro de bonecos Giramundo encerrando com eles as exposições de 2014 da série Ocupação, criada para fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciou. Este espaço permite que vários perfis de público tomem contato com a obra destes artistas, e, ainda, que a instituição direcione sua ação educativa para o aprofundamento e a compreensão de seu papel no universo artístico e social.
As edições anteriores foram dedicadas à apresentação da produção de artistas referenciais das artes visuais (Nelson Leirner, Abraham Palatnik e Cildo Meireles), do teatro (Zé Celso e Flávio Império), da literatura (Paulo Leminski e Haroldo de Campos), da música (Chico Science), do cinema (Rogério Sganzerla e Nelson Pereira dos Santos), da arte cibernética (Regina Silveira), dança (Ballet Stagium e Antonio Nóbrega), do teatro (Sérgio Britto) e, ainda, da HQ, com Angeli. Além do Giramundo, os homenageados em 2014 são Zuzu Angel e Jards Macalé.
Plano de patrocínios do Banco Itaú
Os projetos de Minas Gerais contemplados pelo plano de patrocínios do Banco Itaú abordam as áreas de artes cênicas, audiovisual, literatura, música e patrimônio histórico. Envolvendo literatura e audiovisual, está o projeto Literatura em Vídeo - Ano V. Trata-se de uma gravação de cinco documentários com grandes escritores brasileiros sobre suas vidas, livros e importância da leitura para a formação do cidadão. O conteúdo dos documentários será extraído da gravação de 50 programas realizados com público, com entrada gratuita e conteúdo disponibilizado na internet.
Ainda no âmbito do cinema, Eder Santos, recebe patrocínio para realizar Deserto Azul – filme que prioriza a experiência sensorial ao relatar a busca de um homem que, atormentado, desvenda sonhos e intuições – e outros três projetos foram contemplados nessa área. Um viabiliza a programação anual do Cine Humberto Mauro. O outro patrocina a realização do livro de comemoração de 15 anos do Centro Cultural Galpão Cine Horto. E o terceiro viabiliza a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes, em sua 17ª edição.
A quarta edição do Festival de Fotografia de Tiradentes também recebe patrocínio assegurando a continuidade do evento. Além disso, há a proposta de realização de exposições e projeções de obras de artistas relevantes da produção fotográfica brasileira.
A série de projetos contemplados pelo Itaú, acolhe, ainda, três planos anuais de manutenção. O do Museu de Artes e Ofícios, de forma a promover o patrimônio histórico e cultural brasileiro, e ações museológicas, educativas, culturais e de comunicação que contemplem amplo público e sejam realizadas em torno de acervo tombado doado à União, composto por mais de 2.500 peças. Para o Instituto Inhotim contempla o além do plano de manutenção, o de Atividades desse complexo museológico. O Museu da Liturgia, que fica na antiga Casa Paroquial da Matriz de Santo Antônio e reúne valioso acervo de arte sacra, com objetos afetos ao imaginário religioso e cultural dos séculos XVIII a XX, terá garantida a sua manutenção e gestão. Estão previstas, ainda, ações de restauro do acervo, produção de audioguia, CD e modernização da segurança.
Nas artes cênicas, assegura a realização da 13ª edição do Teatro Em Movimento, cujo objetivo é fazer circular 10 espetáculos de artes cênicas (três apresentações cada), de reconhecida qualidade artística, pelas cidades de Belo Horizonte, Araxá, Nova Lima e Betim, todas em Minas Gerais. E, em dança, viabiliza a temporada de espetáculos e a remontagem de obras do repertório do Grupo Corpo, com 80 apresentações por ano. Permite também a criação e produção de um novo espetáculo para a comemoração dos 40 anos de sua fundação.
Na área de música, o patrocínio à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais proporciona a continuidade dos projetos de perfil educacional, de formação de plateia e de iniciação à música de concerto, com a interpretação de obras do repertório sinfônico brasileiro e mundial em nível de excelência, realizados há seis anos. Juntando música e memória, o projeto Quilombos do Vale do Jequitinhonha registrará as manifestações musicais negras nas comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais – como os tambores de criola, jongos e sambas, entre outros -, bem como a memória da história e da cultura dessas 59 comunidades, resgatando e preservando esse patrimônio imaterial.
O Itaú e a cultura
Não é de hoje que o banco entende a preservação e o acesso à cultura nacional como alicerces para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e independente. Dentre as iniciativas no âmbito da cultura vale destacar a criação do Itaú Cultural, há 26 anos, o Espaço Itaú de Cinema e o apoio a importantes festas populares em todo o Brasil, com o propósito de valorizar as iniciativas das comunidades onde atua e incentivar o desenvolvimento social e cultural dessas localidades, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o Festival de Dança de Joinville, a Festa Literária Internacional de Pernambuco, além do Carnaval de Salvador, Rock in Rio, entre outros.
Relação dos projetos contemplados, em ordem alfabética
- Cine Humberto Mauro
- Eder Santos
- Festival de Fotografia de Tiradentes - 4ª edição
- Galpão Cine Horto – Livro de 15 anos
- Grupo Corpo
- Instituto Inhotim - Plano Anual de Atividades e Manutenção
- Literatura em Vídeo - Ano V
- Mostra de Cinema de Tiradentes - 17ª edição
- Museu de Artes e Ofícios - Plano Anual de Manutenção
- Museu da Liturgia - Manutenção e Gestão
- Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
- Teatro Em Movimento – 13ª Edição
- Quilombos do Vale do Jequitinhonha: Música e Memória