
Concebido como centro de referência da vida e obra do escritor, o Museu Casa Guimarães Rosa, instalado em Cordisburgo, Minas Gerais, na casa em que Rosa nasceu e passou parte de sua infância, celebra 40 anos, no dia 30 de março.
Hoje, 40 anos após sua inauguração, o museu conta com a exposição de longa duração “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”, resultado do Projeto de Requalificação do Museu Casa Guimarães Rosa, realizado em 2012. Com esta exposição, o Museu passa a ser inserido numa região, que é entendida como cenário e ambiente de experiências vividas e recriadas na produção literária de Guimarães Rosa. A maneira de um portal, o Museu Casa Guimarães Rosa, apresenta ao visitante as inúmeras possibilidades de se mergulhar na paisagem do cerrado e na cultura do sertão, perenizados na obra do escritor.
O Museu Casa Guimarães Rosa desenvolve várias atividades culturais e educativas em parceria com a Associação de Amigos do Museu, que envolvem diversos públicos, em especial os moradores de Cordisburgo e arredores. Pela extensão e permanência de suas ações, o Museu desempenha papel de destaque na dinâmica cultural do Circuito Guimarães Rosa, integrado pelos municípios de Araçai, Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino, Corinto, Morro da Garça, Felixlândia, Lassance, Várzea da Palma, Três Marias / Andrequicé, Pirapora e Buritizeiro, região que foi percorrida por Rosa, na viagem realizada em 1952.
Entre as atividades desenvolvidas pelo Museu Casa Guimarães Rosa destaca-se a Semana Roseana, criada em 1988, pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa em parceria com o Museu e que acontece há 26 anos em data próxima ao aniversário de nascimento do escritor. O evento oferece uma grade diversificada de oficinas – de literatura, botânica, gravura, desenho, artesanato, além de apresentações teatrais, de música e dança; mesas-redondas, palestras e caminhada eco-literária, sempre focadas no escritor e sua obra.
O Grupo de Contadores de Estórias Miguilim é um dos principais projetos do Museu, voltado para a formação de adolescentes de Cordisburgo. Criado em 1995 pela Dra. Calina Guimarães, prima de Guimarães Rosa, o grupo é atualmente dirigido pelas educadoras Dôra Guimarães e Elisa Almeida. Vetores de difusão da vida e obra de Guimarães Rosa, os Miguilins recebem o público no Museu onde narram trechos de toda produção literária de Rosa. Eles também fazem apresentações em espaços culturais em Minas Gerais e de outros Estados do Brasil.
Para celebrar as quatro décadas junto à comunidade de Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa preparou uma série de atividades gratuitas.
Confira a programação:
Dia 28 de março
Espetáculo: “A Hora e Vez de Augusto Matraga” com Dôra Guimarães e Thiago Goulart
Local: Centro de Apoio ao Turista
Av Padre João, 407
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Dia 29 de março
Show Cantorias de Andejar com Jorge Dikamba
Local: Museu Casa Guimarães Rosa
Av Padre João, 744
Horário: 20h
Dia 30 de março
Exibição do Filme Matraga Direção: Vinícius Coimbra
Local: Centro de Apoio ao Turista
Avenida Padre João, 407
Horário: 20h
Sobre o Museu Casa Guimarães Rosa – Inaugurado em 30 de março de 1974, na casa em que Guimarães Rosa nasceu e passou a infância, em Cordisburgo-MG, o Museu Casa Guimarães Rosa foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor. O acervo é composto por objetos de uso pessoal, doméstico e profissional, fotografias, edições nacionais e estrangeiras de obras do escritor, além de cerca de 700 documentos pessoais, como originais manuscritos e datilografados, originais do último livro publicado “Tutameia”, e correspondências que ele manteve com seu pai e com um amigo, Pedro Barbosa.
Concebido pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, o Museu Casa Guimarães Rosa tem como missão preservar, pesquisar e difundir a obra de Guimarães Rosa, desenvolvendo projetos de atuação na comunidade e no conjunto de bens culturais e naturais de Cordisburgo e cidades vizinhas. O projeto tem ainda parceria com a Associação de Amigos do Museu, que se envolve diretamente nas ações educativas.
A instituição desempenha, ainda, papel de destaque na dinâmica cultural do Circuito Guimarães Rosa, formado pelos municípios de Araçaí, Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino, Corinto, Morro da Garça, Felixlândia, Lassance, Várzea da Palma, Três Marias, Pirapora e Buritizeiro, região que foi percorrida por Rosa durante o ano de 1952.
O Museu Casa Guimarães Rosa é reconhecido como um centro de atração de pesquisadores nacionais e internacionais, interessados em conhecer o seu acervo museológico, bem como o patrimônio cultural e ambiental disperso nas áreas urbana e rural do município de Cordisburgo, paisagem que deixou marcas indeléveis expressas na obra do escritor. Em 2013 o Museu recebeu mais de 30 mil visitantes.