
Crédito: Renato Cobucci/Governo de Minas
O Dia do Bibliotecário foi comemorado em grande estilo no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Circuito Cultural da Praça da Liberdade), na tarde da última quarta-feira (26/3). O evento reuniu importantes lideranças de áreas, como Biblioteconomia, Letras e Cultura.
Entre essas, a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; a Secretária Adjunta de Estado de Cultura, Maria Olívia de Castro; o Secretário Adjunto de Estado de Emprego, Trabalho e Renda, Hélio Augusto Martins Rabêlo; a Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Catiara Afonso; o Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (Minas Gerais e Espírito Santo), Antônio Afonso; o Presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano; e a Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Medeiros Azevedo Machado.
Representando diferentes setores sociais, destacam-se ainda o diretor-presidente da Editora Lê, Alencar Mayrink, e a produtora cultural da Paralelo 3 Marketing Cultural, Cibele Teixeira. Diversos estudantes, profissionais e bibliotecários completaram o quadro de presentes.
Doações
A celebração começou com as generosas doações realizadas pelos escritores Isabel Vaz e José Maria Rabêlo para Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário (SUBSL). Os livros podem compor o acervo de mais de 800 Bibliotecas Públicas Municipais, além dos projetos democráticos Carro-Biblioteca e Caixas-Estantes.
Ambos os autores falaram da importância de preservar a história de Minas, por meio das suas cidades, como fez Rabêlo na obra “Belo Horizonte - Do Arraial á Metrópole”, e, através dos casos das famílias, como é feito na obra ”Rachel Mascarenhas Vianna: Por Ela e Por Nós”, que narra a vida de uma mineira, mesclando um relato autobiográfico com memórias das filhas Isabel, Sílvia Vianna e outros familiares.
Homenagens
Crédito: Renato Cobucci/Governo de Minas
Representando todos os profissionais de Biblioteconomia, foram homenageadas as servidoras Áurea Piacesi, que foi Superintendente de Bibliotecas Públicas entre 2009 e 2013, e Thaís Brescia, que assumiu a Diretoria da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa no mesmo período citado. Elas ficaram emocionadas e agradeceram o carinho da lembrança.
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, sublinhou a importância da SUBSL. "A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, que abriga em sua estrutura organizacional a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - espaço que se firmou como referência nacional no incentivo à leitura - materializa as diretrizes do Governo de Minas entendidas como imprescindíveis para a prática de uma administração exitosa", afirmou.
“Os Bibliotecários são importantíssimos profissionais para a Luiz de Bessa, para a Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário e também para a sociedade. Além de estarem sempre rodeados por livros e saberem selecionar aquelas informações que melhor contribuem para a construção do conhecimento, atuam constantemente na organização e na promoção do saber. Estes estão, muitas vezes, próximos daqueles que mais necessitam: sejam estes jovens, adultos, idosos; pessoas com diversas deficiências; ou incentivando o gosto pela leitura nas crianças. Esta é uma profissão de muita sensibilidade e muito amor. É preciso um olhar apurado para encontrar nas complexas relações atuais uma oportunidade de ampliar a rede de leitores e chegar a lugares ainda não atingidos”, enfatizou a Superintendente Catiara Afonso.
Coaching
Para concluir esta atração de encontros e aprendizados, o administrador de empresas Gilbertto Barrouin falou sobre coaching. Ele é especialista em análise de sistemas, gestão pública e gestão de pessoas.
Ele fez uma avalição bem dinâmica e alegre dos perfis do público para completar a explicação sobre este tipo de consultoria motivacional, utilizando elementos mnemônicos, por meio da comparação com animais, elencando diversas características pessoais.