
Crédito: Asscom/SEC
O MINAS Território da Cultura, maior programa de descentralização das políticas públicas de cultura do Estado, chegou a mais uma macrorregião nesta última quinta-feira, 10 de abril. Desta vez é a região Noroeste que recebe vasta programação de atividades artísticas, cursos de capacitação, entre outros.
Na ocasião, a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras ministrou palestra sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, bem como sobre as ações e programas de estímulo à área mantidos pelo Governo de Minas.
No mesmo dia e local, a Diretora de Interiorização Manuella Machado, ofereceu a Palestra Metodologia de Atendimento Integrado e Sustentável - M.A.I.S. e Projetos Territoriais. O Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da SEC, Felipe Amado, ofereceu o Seminário de Investimento Cultural, na Fundação Casa de Cultura.
No dia seguinte (11), dando continuidade à programação no Noroeste de Minas, a Secretária Eliane e sua equipe estiveram no município de João Pinheiro para conferir ações e projetos culturais desenvolvidas naquela cidade. Lá, a comitiva assistiu à apresentação da Banda Municipal Lira Pinheirense, no Pátio da Prefeitura. Logo depois, aconteceu a visita à Casa de Cultura Dona Geralda Romero, Museu da Cidade.
Crédito: Asscom/SEC
Outras cidades localizadas no Noroeste de Minas também recebem programação do MINAS Território da Cultura durante o mesmo período. Confira no site: www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura .
MINAS Território da Cultura
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza o Minas Território da Cultura, programa articulado de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Entre seus objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.
O Minas Território da Cultura ocorre de março de 2013 a junho de 2014 e oferecerá cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores.