
A edição 1352 do Suplemento Literário já circula por Minas Gerais trazendo uma entrevista com o correspondente Lucas Mendes, âncora do Manhattan Connection. O jornalista mineiro falou de célebres amigos como Paulo Francis, Henfil e Fernando Sabino; do contato com o tio-avô e poeta Murilo Mendes; de um encontro com Carlos Lacerda e sobre as experiências vividas no interior de Minas, Rio de Janeiro, El Salvador e Estados Unidos.
Na parte reflexiva, o sociólogo Lázaro Barreto analisa Guimarães Rosa em “A Porta para o Infinito” e o pedagogo e técnico em assuntos educacionais Alexandre Flores Alkimin escreve uma crítica filosófica sobre a literatura do argentino Jorge Luis Borges.
A prosa ainda está presente nesta edição pelos contos “Papai está Demorando”, de André Nigri; “Un é Nengun”, de Elisabeth Lorenzotti; e “O Escrevinhador de Sortes”, de Ewerton Martins.
Casulo, poema inédito do escritor, cantor e compositor Arnaldo Antunes, está na contracapa, ilustrado pelos traços de Sebastião Miguel.
Júlia Zuza, mestranda em literatura pela Universidade de Coimbra, apresenta o irreverente poema “Diário Selvagem de Beleza”. O poeta e artista plástico Ricardo Teixeira de Salles explora as “Lições dos Pássaros para Traduções do Olhar” e o jornalista, publicitário, antropólogo, poeta e artista plástico Fernando Rios apresenta o gráfico “A propósito de Alexander Calder”.
Os poemas deEdmond Jabèssão apresentados pela primeira vez em tradução no título “Escrever e Ver com Olhos de Águia e de Coruja”. Ele acredita que “escrever é ver tão distintamente de dia quanto de noite”. Este trabalho foi realizado por Eclair Antonio Almeida Filho, mestre em Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa pela USP.
A capa é uma obra de Marina Nazareth, pertencente à série Partituras, que combina música e artes plásticas.
Suplemento Literário de Minas Gerais
O Suplemento Literário foca produções contemporâneas do Brasil em variados gêneros de produção textual. Esta é uma publicação da Secretaria de Estado de Cultura, com circulação nacional e internacional, abrigando diversas manifestações literárias e artísticas.
São 8 edições por ano, sendo 6 bimestrais, com 13,5 mil exemplares por edição, e 2 especiais, de 1 mil exemplares cada. Todas as edições são disponibilizadas gratuitamente. Estas são distribuídas em diversos estabelecimentos de Belo Horizonte, bibliotecas de todo o Estado de Minas Gerais e também podem ser acessadas pelo seguinte link.
Os exemplares podem ser retirados ainda, pessoalmente, na redação, que fica no Museu Mineiro - Avenida João Pinheiro, 342, Centro. Informações: (31) 3269-1140.
Confira aqui a edição do Suplemento