
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, esteve, nos dias 29 e 30 de abril de 2014, nas cidades de Unaí e Arinos para levar ações do MINAS Território da Cultura, maior programa de descentralização das políticas públicas de cultura do Estado.
No dia 29, a Secretária Eliane ministrou palestra em Unaí sobre a estrutura de funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, bem como sobre as ações e programas de estímulo à área mantidos pelo Governo de Minas.
No mesmo dia e local, aconteceu a 1ª Reunião do Fórum Permanente das Microrregiões do Noroeste de Minas. A ação consiste num encontro de agentes da cultura e servirá de subsídio ao Conselho Estadual de Políticas Culturais (Consec) e a elaboração de políticas públicas.
Dois importantes grupos artísticos se apresentaram em Unaí, na ocasião. O grupo de dança Black Dance Style mostrou o seu trabalho, que envolve a cultura do hiphop. Já a Cia Pé na Estrada, encenou um de seus esquetes.
Já no dia 30 de abril, a Secretária Eliane Parreiras continuou com ações do MINAS Território da Cultura, em Arinos. Naquele município, acompanhada de autoridades locais, visitou alguns espaços culturais como a Central de Artesanato e o Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão – CRESERTÃO, que está localizado no distrito de Sagarana e que disponibiliza oito soluções simples e de baixo custo capazes de gerar trabalho e renda com sustentabilidade no campo.
Quinze das dezenove cidades do Noroeste de Minas também recebem programação do MINAS Território da Cultura durante o mesmo período. Confira no site: www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura .
MINAS Território da Cultura
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza o Minas Território da Cultura, programa articulado de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Entre seus objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.
O Minas Território da Cultura ocorre de março de 2013 a junho de 2014 e oferecerá cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores. No ano passado, por meio do Minas Território da Cultura, foram 7 macrorregiões percorridas, 327 municípios beneficiados com 1.358 programações ofertadas em 346 dias.
Realização:
Governo de Minas
Parceiros:
SEBRAE Minas, Fecomércio MG/Sesc/Senac, BDMG Cultural e FIEMG/Sesi
Apoio:
AMM, CAU/MG e IAB