
A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Arquivo PúblicoMineiro, promove, nos dias 13 e 14 de maio, em Paracatu o minicurso Criação e implementação de arquivos públicos municipais’. A ação faz parte do calendário do MINAS Território da Cultura, maior programa de interiorização das políticas públicas de cultura, na macrorregião Noroeste de Minas.
No encontro serão abordados desde os aspectos conceituais e legais que envolvem o tema, tais como a organização de arquivos correntes, intermediários e permanentes e a conservação e preservação de documentos. Constam ainda, na programação, assuntos relevantes como a Política Estadual de Arquivos e a elaboração de projetos de criação e/ou organização de arquivos.
Serviço:Minicurso Criação e implementação de arquivos públicos municipais’
Data: 13 e 14 de maio de 2014
Público-alvo: profissionais de instituições públicas e privadas,
agências governamentais e empresas, professores e alunos de graduação
e pós-graduação interessados no assunto.
Local: Fundação Casa de Cultura
Endereço: Rua do Ávila, s/n - Centro histórico – Paracatu (MG)
Horário: 9h às 17h
Contato na cidade: (31) 3671-1229
Informações: Arquivo Público Mineiro – (31) 3269-1167
Participação gratuita e sem inscrição prévia.
MINAS Território da Cultura
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, realiza o Minas Território da Cultura, programa articulado de descentralização e regionalização das ações culturais em Minas Gerais, abrangendo as dez macrorregiões do Estado, definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.
Entre seus objetivos, estão a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.
O Minas Território da Cultura ocorre de março de 2013 a junho de 2014 e oferecerá cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores. No ano passado, por meio do Minas Território da Cultura, foram 7 macrorregiões percorridas, 327 municípios beneficiados com 1.358 programações ofertadas em 346 dias.
Arquivo Público Mineiro
O Arquivo Público Mineiro – APM é uma superintendência da Secretaria de Estado de Cultura responsável por planejar e coordenar a gestão de documentos, executar o recolhimento, a organização e a preservação de documentos provenientes do Poder Executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse público e social.
Realização:
Governo de Minas
Parceiros:
SEBRAE Minas, Fecomércio MG/Sesc/Senac, BDMG Cultural e FIEMG/Sesi
Apoio:
AMM, CAU/MG e IAB