
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Rede Minas apresentam o resultado do edital Anima Minas, lançado ao final de 2013. O edital busca incentivar a produção audiovisual mineira de animação e fomentar a abertura do mercado do segmento de audiovisual para receber produtos de conteúdo animado. Foram selecionados quatro projetos inéditos e originais de séries de animação para compor a interprogramação da Rede Minas de Televisão.
Participaram no processo de seleção produtores independentes, estudantes de áreas afins à animação e interessados em geral que propusessem realizar cinco vídeos, de até 01 minuto, direcionados ao público entre 6 a 9 anos ou entre 10 a 13 anos. As inscrições estiveram abertas no período de 03 de dezembro de 2013 a 10 de fevereiro de 2014. Foram recebidos treze projetos, sendo seis indeferidos por falta de documentação obrigatória.
Para o pitching sete trabalhos foram pré-selecionados. Esta etapa aconteceu em 30 de abril de 2014, tendo sido transmitida ao vivo pelo portal da emissora. Ao final do processo, quatro projetos foram bem pontuados e escolhidos para receberem o prêmio e eleitos três projetos suplentes. O projeto foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Nova Safra Atacadista, Neuman & Esser América do Sul e ST. Jude Medical.
Projetos Selecionados
$11. A Família Gente
Proponente: César Maurício Alberto
Resumo do Projeto: A série busca trazer um olhar divertido sobre alguns dos temas que perpassam o universo de crianças e pré-adolescentes no Brasil atual, tais como a convivência com a tecnologia, a convivência com a diferença bem como a desigualdade e a questão ambiental. Os episódios mostram, de maneira crítica, momentos íntimos e reflexões de uma família de classe média urbana e sua relação com outras pessoas e a cidade.
$12. Cabeça de Ovo
Proponente: Erick Ricco Hoelzle
Resumo do Projeto: Cabeça de Ovo é uma série de animação que tem como personagem principal um pré-adolescente com corpo humano e cabeça de ovo de galinha. Em um universo típico dos cartoons, a vida da protagonista é narrada em episódios de um minuto. Com humor e ironia, situações absurdas representam os conflitos e angústias de um garoto em crise.
$13. Coisa de menina
Proponente: Nayara Santos Camargos
Resumo do Projeto: Protagonizada por uma menina que veio do interior de Minas Gerais, Coisa de menina é uma série destinada ao público feminino com idade entre dez e treze anos. Visa abordar, de maneira cômica, os desafios recorrentes à fase da puberdade nas meninas, no que diz respeito às transformações do corpo.
$14. Às vezes
Proponente: Fábio Gruppi de Freitas
Resumo do Projeto: A concepção da série parte de situações comuns aos jovens para criar animações em formas de crônicas cotidianas sobre o período de transformações e incertezas da adolescência. Ao mesmo tempo, são permeadas por questões sociais como mobilidade urbana, trânsito, tecnologia e a utilização dos espaços públicos. As histórias terão cenários lúdicos e com peculiaridades fantásticas.
Parabéns aos vencedores! A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e a Rede Minas de Televisão se orgulham em apoiar os novos talentos de Minas Gerais.