Crédito: Guito Ribeiro
Autógrafos personalizados, almoço em escola pública e participações emocionantes. A passagem do escritor e etnólogo francês Jean-Yves Loude por Belo Horizonte foi marcante para centenas de crianças. O autor participou em cinco eventos: um no Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Circuito Cultural da Praça da Liberdade); outra no Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, que possui uma Caixa-Estante; e em três escolas públicas dos bairros Capitão Eduardo, Conjunto Ribeiro de Abreu e Nova Pampulha, localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que são atendidos pelo Carro-Biblioteca.
Mais de 700 crianças participaram das cinco apresentações que aconteceram entre 5 e 7 de maio de 2014. Jean-Yves Loude iniciava o bate-papo com os ‘pequenos’ utilizando a língua tribal de seu personagem africano Bama, estrela do livro A Kalimba de Bama, tradução realizada por Maria Emília Palha Faria da obra francesa La Sanza de Bama. Ele utilizou elementos como um lápis, uma mala e um livro gigante para despertar a atenção dos estudantes para sua trajetória como escritor viajante. Loude já escreveu sobre Ásia, África e América e afirmou que está encantado pelo Brasil.
Crédito: Guito Ribeiro
Antes da fala do francês, a Trupe Maria Farinha, por meio da atuação de Sandra Bittencourt e Babu Xavier, traziam um espetáculo musical com a história do livro.
Loude explica que pretende utilizar o poder da música para transformar realidades, espalhando paz e tolerância. Entoada pela canção “Criança, criança, obrigada por nascer; a paz do mundo só depende de você”, a plateia entrava no espetáculo.
Na abertura, na segunda (5/5), a adida cultural do Consulado Francês em Belo Horizonte, Christine Masson, esteve presente.
Interação
Crédito: Guito Ribeiro
No Teatro da Biblioteca, a ‘contadora de história mirim’ Letícia Liz Ribeiro Figueiredo, de 8 anos, que está na 3ª série do Ensino Fundamental, participou da atração. Ela vem a Biblioteca para encontrar livros para leitura e quando tem “algo especial”.
Paola, que a princípio resistiu a participar do teatro, acabou ficando muito emocionada a ser ‘coroada’ como a princesa da peça A Kalimba de Bamba, deixando todos os presentes arrepiados no Capitão Eduardo.
Já no Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, os internos prepararam ilustrações para aguardar a Trupe Maria Farinha e o autor. Eles interagiram com os instrumentos de percussão e formaram uma roda de capoeira.
Livros
Em cada uma das apresentações foram sorteados 15 livros. Todos eles foram autografados pelo autor com mensagens atenciosas para os ganhadores. Muitos retratos também vão ficar como lembranças desses dias alegres para os leitores.
Em breve, o livro A Kalimba de Bama dos escritores Jean-Yves Loude e Frédérick Mansot estará disponível para empréstimo no Setor Infantojuvenil (BIJU) da Biblioteca Pública Estadual, no acervo itinerante do Carro-Biblioteca e em algumas instituições que possuem a Caixa-Estante como creches e asilos. Esses dois últimos são serviços de democratização e inclusão. Para saber mais sobre eles, ligue para (31) 3269-1204 ou 3269-1220.