Mais nova integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, a Casa Fiat de Cultura foi inaugurada na noite desta segunda-feira (09/06) com a abertura da exposição Barroco Itália.- Prata e Ouro.
A mostra inédita reúne, pela primeira vez, obras que apresentam ao público a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII e de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial.
São 40 esculturas de artistas ourives italianos como Domenico Antonio Ferro, Domenico Capozzi, Filippo Del Giudice, Giacinto Buonacquisto, Giovan Battista d’Aula, Bartolomeu Granucci, Lorenzo Vaccaro, Nicola Avitabile, Tommaso Treglia e Michele Pane. As obras são provenientes de museus e coleções da Itália.
Gênios do Barroco brasileiro completam a mostra, com peças de grande valor histórico e cultural. Entre eles estão Aleijadinho, Mestre Valentim, Mestre de Piranga, Francisco Vieira Servas, Antônio Pereira da Costa e Joaquim Gonçalves da Rocha, assim como Alfredo Ceschiatti e Maurino de Araújo, que apresentam referências barroquistas e deram seguimento à arte sacra mineira
“Certamente, é uma conquista importante para os mineiros e mineiras, mas também para as manifestações culturais, para os valores de Minas, para a nossa história, e serve também para os turistas que vêm aqui nos visitar e para as futuras gerações, que têm no Circuito Cultural Praça da Liberdade uma renovação de valores para a sua formação”, destacou o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, durante a cerimônia.
O diretor-presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, falou do trabalho de restauração e destacou a nova função do prédio que fazia parte da administração do Governo de Minas. “O Palácio dos Despachos é o novo ponto de encontro do povo mineiro com a cultura e as artes e essa casa encontra uma nova vocação que irá honrar a sua vocação original”, salientou.
A exposição é uma realização da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Base7 Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio do Banco Safra.
A Casa Fiat de Cultura irá funcionar de 3ª a 6ª feira, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h, com entrada gratuita. Em seus oito anos de atividades, funcionando no bairro Belvedere, a instituição realizou 14 exposições e recebeu mais de 600 mil visitantes.
Restauração do novo espaço
Foram investidos R$ 20 milhões na revitalização do prédio, que recebeu moderna tecnologia museológica. Durante dois anos, mais de 100 profissionais trabalharam para transformar o Palácio dos Despachos na nova Casa Fiat. A execução das obras durou nove meses.
A Casa Fiat de Cultura conta com cinco pavimentos. O primeiro abriga o quadro “Civilização Mineira”, de Cândido Portinari (restaurado em 2013) e conta com bilheteria, chapelaria, sala de acolhimento, café e livraria.
No 3º e no 4º andares, estão as duas grandes galerias. Com 700 m² cada, as áreas foram adequadas às diretrizes museológicas de climatização, iluminação, segurança, incêndio e acessibilidade para receber exposições e acervos de nível internacional. O controle das luminárias permite a regularização da intensidade das luzes de acordo com a necessidade de cada exposição. Um andar será dedicado à área administrativa e salas multiuso para o Programa Educativo.
A revitalização e a adequação do Palácio dos Despachos foram feitas pela Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis, em parceria com os bancos Itaú, Bradesco, Safra e Santander, além do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).