
O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo e Esportes, e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prepararam, para o mês de novembro, programação especial para homenagear o Bicentenário de Morte de Aleijadinho e o Barroco Mineiro.
Esta programação foi pensada, desde o início do ano, por uma Comissão Curadora, composta por pesquisadores, gestores e pessoas de notório saber na área. É uma programação que, além de ações desenvolvidas pelo próprio Governo do Estado e Assembleia, possuem ações parceiras de prefeituras, arquidioceses e instituições do interior do estado.
Nesta programação, pode se destacar o Dia do Barroco, lançamento de publicações e materiais educativos, concertos didáticos, dentre outras atividades.
No dia 18, data escolhida como o Dia do Barroco e quando se comemora o bicentenário de morte do artista, será lançada, pela Casa da Moeda do Brasil, em solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Medalha Comemorativa Bicentenário de Morte de Aleijadinho. Neste ano, uma das faces da medalha será cunhada com a obra "Retrato de Aleijadinho", de Euclásio Penna Ventura. Para estampar a outra face, foi escolhido, em votação popular, em maio deste ano, o profeta Daniel, escultura que adorna o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas (MG).
Serão lançadas algumas publicações, que se tornam marcos no registro e reflexão da obra do Aleijadinho e do Barroco. O livro Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, de autoria de Cristina Ávila e Marcio Carvalho e parceria da ALMG, é constituído por capítulos com fotografias artísticas e textos abordando, detalhadamente, conjuntos de obras do artista.A Secretaria de Estado de Cultura publica fac-símile de edição Especial do Suplemento Literário, de 1967, organizada pelo poeta e ensaísta Affonso Ávila, profícuo pesquisador do período do Barroco mineiro. Esta edição especial é fartamente ilustrada por artistas e fotos de obras do Barroco Mineiro, textos de intelectuais como Antonio Candido, Sílvio de Vasconcelos, Mário de Andrade, entre outros.
Cumprindo um importante papel de difusão do conhecimento e formação de público, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA/MG e o Museu Mineiro publicam material educativo. A Cartilha do IEPHA apresenta conceitos sobre o Barroco Mineiro, bem como informações da vida e obra de Aleijadinho, de maneira didática, a ser distribuído e trabalhado junto aos alunos de 5ª a 8ª séries das escolas do estado. Já o folder do Museu Mineiro relaciona o seu acervo exposto ao estilo Barroco e às referências de Aleijadinho e será distribuído às escolas que visitam o Museu.
Como ações de instituições parceiras, temos a 37ª Semana de Aleijadinho, que nesta edição alcança seis cidades mineiras. O Encontro sobre Patrimônio Sacro, que acontece em na cidade de Campanha, e uma ação conjunta de todas as arquidioceses da região metropolitana de Belo Horizonte, que possuem obras de Aleijadinho – ao meio dia do dia 18, todas as igrejas irão tocar os sinos, de maneira sincronizada.
A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destaca a relevância dos temas. “Trata-se de um conjunto de ações articuladas e pensadas, cuidadosamente, para prestar justas homenagens tanto ao Mestre Aleijadinho, quanto ao Barroco mineiro, por meio das mais diversas formas de manifestações culturais. Dessa maneira, procuramos garantir maior abrangência e acessibilidade a esse rico calendário, pois, o Governo de Minas entende que a temática não só é importante marca da identidade cultural mineira, como também constitui verdadeiro legado deixado ao patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais”, enfatizou a Secretária.
Dia do Barroco
O Dia do Barroco Mineiro e o ano do Bicentenário de Aleijadinho foram criados pela Lei 20.470/2012, originária do Projeto de Lei 3.396/12, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro. A legislação prevê que, anualmente, em 18 de novembro, sejam realizadas no Estado atividades com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao barroco mineiro, à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aos demais expoentes desse estilo. A lei também estabelece que 2014 é o Ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho.
Ao longo dos meses, já foram realizadas ações como o lançamento da publicação “Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro – PAMM”; a exposição “Presença de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho”, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; a mostra “Patrimônio Recuperado”, no Museu Mineiro; o 1º Encontro Mineiro do Patrimônio Cultural, na Praça da Liberdade; a exposição “Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro”, na Casa Fiat de Cultura; o lançamento do livro "O Aleijadinho Revelado", de Marcos Paulo de Souza Miranda.
Paralelamente a esses eventos, foi realizado um trabalho de articulação junto a instituições, municípios e arquidioceses, no intuito de tornar esta programação cada vez mais rica e representativa.
PROGRAMAÇÃO
ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Descrição: Criada pela Resolução nº 2.778 de abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais tem como finalidade homenagear as pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais, tenham se tornado merecedoras do reconhecimento do Parlamento Mineiro. Neste ano, a cerimônia de agraciamento prestará uma homenagem especial a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, celebrando sua vida, sua obra e o legado artístico que seu excepcional talento deixou para a humanidade.
Data: 13 de novembro
Horário: 10 horas
Local: Expominas
Telefone para contato: (31) 2108-7918
CONCERTOS COMENTADOS "NOSSO BARROCO MINEIRO"
Descrição: O projeto cultural "Concerto de Cravo: Nosso Barroco Mineiro" promove concertos do cravista Antonio Carlos de Magalhães, com apresentação de música barroca mineira nas diversas regiões. As apresentações são comentadas por convidados especialistas no tema. A iniciativa é da ALMG e tem o apoio da Comissão de Cultura da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Minas Gerais (OAB/MG).
Data e local: Curvelo – 15 de novembro, Ouro Preto – 18 de novembro e Congonhas – 13 de dezembro
Telefone para contato: (31) 2108-7715
DIA DO BARROCO MINEIRO
1. LANÇAMENTO DA MEDALHA COMEMORATIVA "BICENTENÁRIO DE MORTE DE ALEIJADINHO”
Descrição: O Bicentenário de Morte de Aleijadinho, tema apresentado pela Assembleia Legislativa de Minas ao Clube da Medalha do Brasil, foi escolhido como um dos que irão compor o calendário medalhístico da Casa da Moeda do Brasil, em 2014. Uma das faces da medalha será cunhada com a obra "Retrato de Aleijadinho", de Euclásio Penna Ventura. Para estampar a outra face, foi escolhido, em votação popular, em maio deste ano, o profeta Daniel, escultura que adorna o Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas (MG).
2. LANÇAMENTO DO LIVRO "ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO“
Descrição: O livro Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho – Artista síntese do Barroco no Brasil é uma introdução histórica sobre o Barroco Mineiro e sobre a importância do artista, com sua biografia. A publicação é dividida em capítulos e possui fotografias artísticas abrangendo conjuntos de obras, detalhes de algumas peças e análises estilísticas das principais categorias de obra. Os textos têm uma forma técnica-científica, porém numa linguagem acessível tanto para o público acadêmico, quanto para leigos, atendendo também turistas brasileiros e estrangeiros.
Autores: Cristina Ávila e Marcio Carvalho
LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÕES E MATERIAL EDUCATIVO SOBRE BARROCO E ALEIJADINHO
1. SUPLEMENTO LITERÁRIO – EDIÇÃO ESPECIAL: produção de fac-símile de edição Especial do Suplemento Literário de 1967, organizado pelo poeta e ensaísta Affonso Ávila. Na pauta editorial do Suplemento de 2014, também consta uma edição especial dedicada integralmente ao Barroco Mineiro. As publicações estão agrupadas em um único número de 40 páginas, fartamente ilustrado por artistas e fotos de obras do Barroco Mineiro, textos de intelectuais como Antonio Candido, Sílvio de Vasconcelos, Mário de Andrade, entre outros. A tiragem será de mil exemplares, com capas em cores, impressas dentro do padrão dos números especiais do SLMG.
2. O BARROCO NAS COLEÇÕES DO MUSEU MINEIRO: publicação de folder do Museu Mineiro em homenagem ao bicentenário de morte de Aleijadinho, apresentando o barroco nas coleções do Museu Mineiro.
3. CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO PATRIMÔNIO RECUPERADO: lançamento do catálogo produzido com as obras recuperadas pelo Ministério Público que ficaram à mostra na exposição que foi realizada no Museu Mineiro em junho. Este catálogo, além de registro da exposição, servirá de instrumento de divulgação destas obras recuperadas, a fim de encontrar o seu local de origem.
4. CARTILHA DO BARROCO – IEPHA/MG: publicação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, IEPHA/MG, que apresenta conceitos sobre o Barroco Mineiro e informações da vida e obra de Aleijadinho. A cartilha será ilustrada com imagens que mostrarão detalhes das obras do Barroco e será distribuída aos alunos de 5ª a 8ª séries.
PROGRAMAÇÃO PARCEIRA
37ª SEMANA DO ALEIJADINHO – CELEBRAÇÃO DOS 200 ANOS DE SUA MORTE
Descrição: Através de palestras e exposições, artistas, músicos e escritores prestam uma homenagem a Aleijadinho. A 37ª Semana de Aleijadinho acontece simultaneamente nas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes.
Data: 1 a 30 de novembro
Horário: verificar na programação: http://migre.me/mFvYP
Local: Ouro Preto, Belo Horizonte, Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes
Telefone para contato: (31)3551-4661 ou 3552-3144
TOQUE DE SINOS
Descrição: Municípios e paróquias, de forma integrada, e com o objetivo de valorizar a cultura barroca no itinerário artístico, promoverão a comemoração do Bicentenário de Aleijadinho com o toque de sinos, nas igrejas do interior de Minas Gerais que possuem obras atribuídas ao artista.
Data: 18 de novembro
Horário: 12h
Local: Igrejas da Arquidiocese de Belo Horizonte tais como:
- Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Caeté)
- Santuário Nossa Senhora da Piedade – Serra da Piedade (Caeté)
- Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Capela de Nossa Senhora da Conceição, (Nova Lima)
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Ordem 3ª do Carmo (Sabará)
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Raposos)
- Matriz de Santa Luzia (Santa Luzia)
Telefone para contato: (31) 3465-6221
I ENCONTRO REGIONAL PATRIMÔNIO SACRO
Descrição: O Encontro vem atender a uma necessidade de se estabelecer uma política de preservação patrimonial entre o poder público local, o clero da Arquidiocese da Campanha e a comunidade sul mineira, a fim de garantir a preservação das imagens barrocas colocadas dentro de retábulos, sobre altares. A salvaguarda do patrimônio sacro torna-se, hoje, o ponto central para padres, seminaristas, irmandades, gestores municipais, membros da academia, professores, alunos e população em geral, não só pelo seu valor inconteste como bem artístico e cultural, mas também pela necessidade premente de conscientização dos vários setores da sociedade para a importância da proteção do patrimônio artístico e cultural regional.
Data: 20 e 21 de novembro
Horário: verificar na programação: http://migre.me/mFvSs
Local: UEMG Unidade Campanha - Rua Padre Natuzzi, 53 – Centro, Campanha/MG
Telefone para contato: (35) 3261-2020
Entrada Gratuita
Realização: Comissão de Espaço Litúrgico e Bens Culturais da Diocese da Campanha, Prefeitura Municipal da Campanha e UEMG Unidade Campanha
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Renata Matta Machado
(31) 3915-2685 e (31) 9299-1076
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.