A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, reunirá artistas, produtores, gestores públicos do Governo de Minas e da França no 1º Evento da Série Reflexões - Várias Culturas, Muitos Caminhos. Com foco prioritário nas possibilidades de mútua cooperação entre agentes culturais mineiros e franceses e reflexões sobre os desafios da política pública de cultura local, nacional e internacional, o ciclo de palestra será aberto ao público, dia 24 de novembro na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes.
Os principais eixos temáticos a serem debatidos por especialistas mineiros e franceses durante a Série de Reflexões serão:
- Os processos e concepção dos Sistemas de Cultura.
- Os princípios norteadores da Agenda 21 - documento de referência da organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).
- Os desafios de financiamento e descentralização, tendo a cultura como vetor de desenvolvimento econômico local.
A realização desse evento, além de fortalecer a perspectiva de cooperação bilateral entre o Governo de Minas e a Região de Nord-Pas de Calais, pois contará com a apresentação da experiência da região mineira francesa,amplia as possibilidades de interação entre o Brasil e a França, ultrapassando as fronteiras regionais. A expectativa é de que diferentes temas sejam discutidos com foco na gestão pública e com participação de representantes da sociedade civil, gestores públicos estaduais e municipais.
“Com o objetivo central de estimular o aperfeiçoamento e inovação da gestão e das políticas públicas de cultura, esse evento prova como a aproximação do Governo de Minas e da França, em particular da Região de Nord-Pas de Calais, beneficia o constante desenvolvimento da cultura mineira, o seu fomento e descentralização”, avalia a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.
Belo Horizonte, cidade que entrou recentemente na rota das definições culturais do mundo, ao ser escolhida como uma das dez cidades piloto a ter suas iniciativas como base para a revisão da Agenda 21 da Cultura, será mais uma vez sede de um encontro internacional entre especialistas da área. O intercâmbio de experiências, por meio do compartilhamento de metodologias específicas para o desenvolvimento cultural, pretende então mobilizar e unir os agentes culturais nas palestras ministradas por expoentes do setor.
Minas Gerais e Nord-Pas de Calais
O Governo de Minas tem apliado as relações internacionais e estabelecido parcerias que geram resultados positivos para a população. As relações bilaterais entre Minas Gerais e a França germinaram através da implementação, em 1944, da Aliança Francesa e do Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil. Mais tarde, foram construídos um Consulado Honorário da França, e uma Câmara de Comércio França/Brasil em Minas, fortalecendo os enlaces franco-brasileiros.
O Governo de Minas Gerais e a Região de Nord-Pas de Calais, na França, assinaram acordo de cooperação em 2008, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável e a prosperidade de seus respectivos territórios, nos aspectos econômicos, ambientais e sociais.
Na área cultural, o Plano de Ação Conjunta foi registrado em uma carta de intenções assinada pela Secretária Eliane Parreiras e a Direção de Cultura da Região de Nord-Pas de Calais, que assegura a cooperação entre as duas regiões (Minas Gerais e Nord-Pas de Calais), buscando a descentralização da ação pública. Durante o 1º e 2º e 3º Fórum de Atores, realizados em 2009, 2011 e 2013, foi definido como foco o fortalecimento da cultura e a facilitação do diálogo intercultural, o intercâmbio de experiências com identificação e socialização das melhores práticas, a fim de fomentar a formação, a inclusão social e a empregabilidade por meio da cultura.
SERVIÇO
Série Reflexões - Várias Culturas, Muitos Caminhos
Data: 24/11/2014
Horário: 10 às 18h
Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes
Av Afonso Pena 1,537 – Centro – Belo Horizonte / MG
Entrada gratuita, chegar com 30 minutos de antecedência
Informações e confirmação de presença: (31) 3915 2687 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PROGRAMAÇÃO
MESA 1: Sistema Estadual de Cultura
Discussão sobre o modelo de gestão do Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais e como ele ajuda na gestão pública integrada das ações culturais.
Palestrante
Eliane Parreiras, Secretária de Estado de Cultura
Formada em Comunicação Social, pela PUC-MG, é pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Cultural, pelo IEC – Instituto de Educação Continuada.Tem experiência na gestão cultural no Município, no Estado (Secretaria e Fundação Clovis Salgado) e na iniciativa privada (em Minas e São Paulo).
Horário: 10h às 11h15
MESA 2: Cultura como vetor de desenvolvimento econômico
Serão abordados os desafios do fomento viabilizado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e experiências práticas de fomento da cultura como forma de desenvolver uma região, com o estudo de caso do projeto Missão Louvre Lens Turismo.
Palestrantes
Felipe Amado, Superintendente de Incentivo e Fomento da SEC
Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Fundação Getúlio Vargas. Responde, desde agosto de 2013, pela Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.
Mélanie Martini
Representante da Missão de Promoção do Museú Louvre Lens Tourisme (Nord-Pas de Calais) e Professora em Ciências Políticas em Lille – França.
Horário: 14h30 às 16h
MESA 3: Agenda 21 – Uma década na cultura
Discussão sobre as diretrizes da Agenda 21 da Cultura, documento de referência da organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) que tem como objetivo estudar e desenvolver cidades referência na área cultural. Trabalha o conceito de que a diversidade cultural é o principal patrimônio da humanidade.
Palestrantes
Leônidas José de Oliveira, Presidente da Fundação Municipal de Cultura
Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Filosofia pela PUC-MG, é especialista na área de Patrimônio Histórico Cultural e Gestão Pública. Atual presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, preside também os Conselhos Municipais de Patrimônio e de Cultura de BH.
Philippe Valla, ex-diretor da cultura na Prefeitura de Angers
Philippe Valla foi responsável da elaboração da Agenda 21 cultural da cidade de Angers, que foi considerada como piloto na França. O município assumiu a vice-presidência da Comissão de Cultura da CGLU - Rede Cidades e Governos Locais Unidos - a mais importante organização internacional de governos locais do mundo.
Horário: 11h30 às 13h
MESA 4: Descentralização, regionalização e intermunicipalidade
Os palestrantes discutirão sobre a importância e desafios da descentralização das políticas públicas, com destaque para aspectos da infra-estrutura, difusão, fruição, associativismo e consórcio.
Palestrantes
Manuella Machado, Diretora de Interiorização da SEC/MG
Manuella Machado é historiadora e pós-graduada em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Atua na área de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura há sete anos, desenvolvendo ações e programas para a descentralização das políticas públicas.
Jacques Bonniel, professor da Universidade de Grenoble II e Lyon II
Professor de políticas culturais das Universidade de Grenoble II e Lyon II e Presidente do Fórum dos Jovens Pesquisadores em Políticas Culturais.
Horário: 16h45 às 18H