
A nova montagem da Fundação Clóvis Salgado, a Ópera Rigoletto, obra que deu início à reputação internacional do compositor Giuseppe Verdi (1813-1901), será exibida no programa “Clássicos” da TV Cultura e também pela Rede Minas, neste sábado (13/12), às 21h30.
A TV Cultura foi a Belo Horizonte e registrou a última récita com exclusividade. André Heller fez a direção cênica e levou para o Grande Teatro do Palácio das Artes a ambientação de um circo macabro, mais próximo da concepção do escritor francês. A direção musical e regência é de Marcelo Ramos e o elenco conta com Devid Ceccon no papel-título; Giovanni Tristacci, Gabriella Pace e Denise Freitas nos papéis principais.
A Fundação Clóvis Salgado e a Vale apresentam ainda a Mostra Rigoletto. Até o dia 21 de dezembro, o público pode ver a exposição dos figurinos concebidos pela argentina Sofia Di Nuzio para a mais recente montagem operística da fundação.
Sobre a Ópera Rigoletto
Ambientada na Paris do século XIX, a ópera de Giuseppe Verdi destaca-se pela modernidade de sua música, de uma intensidade até então inédita no mundo da ópera, e pelos personagens fortes e inovadores.
Verdi procurava uma história em que as personagens tivessem não só boas qualidades, mas que apresentassem falhas de caráter, se aproximando mais das pessoas reais. E também não se conformava mais com as histórias com finais felizes. Quando tomou conhecimento da peça O Rei se diverte, de Victor Hugo, tinha finalmente encontrado o que procurava: pessoas que traem, se vingam, praticam o escárnio indiscriminadamente, têm defeitos morais e físicos e matam. Como desejava o compositor, o final é trágico como todo o enredo, mas sem deixar de usar a comédia vez ou outra como forma de expressão.
Serviço
Programa Clássicos
Transmitido pela TV Cultura e Rede Minas
Data: 13 de dezembro às 21h30
Mostra Rigoletto
Local: Memorial Minas Gerais – Vale
Data: Até 21 de dezembro. Terças, quartas, sextas-feiras e sábados: das 10h às 17h30. Quintas: das 10h às 21h30. Domingos: das 10h às 15h30.