“Ouro Preto: Museus” é o livro lançado pelo Governo de Minas, Gerdau e Editora Ouro Preto no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. A publicação reúne as principais informações sobre os 13 museus da cidade, nomeada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1980.
A obra traz informações sobre todos os museus em funcionamento – outros três ainda estão em fase de formação – com detalhes sobre o acervo, história, atrações e os projetos sociais voltados para estudantes e para comunidade.
Durante o lançamento, a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, salientou que a união de esforços entre poder público, sociedade civil e iniciativa privada tem muito o que contribuir para o desenvolvimento do estado. “Com acervos abertos ao público e destinados a divulgar os testemunhos materiais da história de Minas, os museus de Ouro Preto constituem grata parte da memória afetiva do nosso Estado, e aliando tradição e invenção seguem se ressignificando como verdadeiros equipamentos de cultura”, afirma a Secretária.
Organizada pelo editor Paulo Lemos e pelo turismólogo Raphael Simões, a publicação conta com coordenação geral de Pollyanna Assis e fotografia de Dimas Guedes. Os capítulos dedicados a cada museu foram escritos pelos diretores ou parceiros de cada instituição.
Os exemplares de “Ouro Preto: Museus” serão disponibilizados para os museus e bibliotecas públicas do município. A expectativa é que seja produzida uma segunda edição da obra.