
O secretário Angelo Oswaldo recebeu o título de associado benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu, em solenidade realizada na sede da instituição, junto à antiga casa de fazenda de um neto de Dona Joaquina do Pompéu, trasladada para o centro da cidade. O presidente Hugo de Castro acolheu o secretário, ao lado do prefeito Oseas Campos e do deputado estadual Arlen Santiago, na presença de membros do Instituto, vereadores, secretários municipais e representantes de vários municípios do Centro-Oeste mineiro.
De acordo com o IHGP, o associado benemérito possui personalidade de destacada expressão moral e cultural. "É uma grade uma honra ter o Angelo Oswaldo como parte do Instituto. A posse de um nome tão importante para a cultura mineira coroa a importância do IHGP para o Centro-Oeste do estado e para Minas Gerais”, destaca Hugo de Castro, presidente do IHGP e diretor de Cultura e Esportes de Pompéu.
A corporação musical Lira Santa Cecília, de Martinho Campos, fez uma apresentação especial, na abertura do evento. A escritora e poeta Maria das Dores Caetano Guimarães, que em suas obras assina Maria ou Branca, saudou o homenageado em nome da cidade de Dores do Indaiá, berço de seu avô, o poeta e empresário José Oswaldo de Araújo, ex-prefeito de Belo Horizonte. O sócio do IHGP Jorge Washington Cançado Neto falou em nome da entidade, enaltecendo o ingresso em seus quadros do secretário Angelo Oswaldo.
“A legenda da cidade de Pompéu está inscrita na história do Brasil pelos feitos de Dona Joaquina, a grande matriarca do Oeste mineiro. Graças a ela, o príncipe regente Dom João e sua corte receberam mantimentos suficientes para a alimentação de cerca de 15 mil pessoas desembarcadas no Rio de Janeiro em 1808. E o imperador Pedro I obteve de Dona Joaquina víveres e gado para as tropas deslocadas para a Bahia, em 1823, na luta contra o último bastião português no Brasil. O Instituto Histórico e Geográfico, sob a presidência dinâmica de Hugo de Castro, guarda a memória dessa notável personagem da vida brasileira e exerce importantes atividades culturais que beneficiam tanto a cidade de Pompéu quanto o nosso vasto Centro-Oeste”, afirmou o secretário Angelo Oswaldo.
Após a cerimônia, o secretário visitou a Matriz da Conceição de Pompéu e o centro da cidade, em companhia do presidente Hugo de Castro. Conheceu de perto o programa de preservação do patrimônio arquitetônico ali desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Instituto.