Durante a reunião, foram abordados temas como o atual cenário do segmento de turismo de negócios e eventos do município, os resultados já alcançados pela atuação da associação, levantamento de variáveis que impactam a atuação do Convention, como, por exemplo, citaram a oferta de equipamentos para a realização de eventos do segmento.
Foram realizadas ainda, visitas técnicas a três estruturas de eventos em Araxá, sendo elas, o Teatro Municipal, o Expominas Araxá e ao Tauá Grande Hotel de Araxá.
O município de Araxá percebe o segmento do turismo de negócios e eventos como a principal atividade turística desenvolvida nos últimos anos, paralelamente ao já reconhecido segmento bem-estar devido a sua grande oferta hoteleira. O destino possui variados espaços, públicos e privados, para eventos de diferentes formatos e para diversos setores da economia. A constante busca por captação de eventos pelo município tem resultado na realização de feiras agropecuárias, eventos coorporativos e esportivos, sendo neste quesito de âmbito internacional.
Araxá também se destaca nos negócios, sendo a maior jazida de nióbio do planeta, responsável pela extração de 85% do metal utilizado no mundo para construção de pontes, tubulações, carros, computadores e outras máquinas como aeronaves.
Estiveram presentes na reunião técnicos da Setur/MG, Lucas Xavier e Júnia Cândido, o presidente do ACVB, Eduardo Tannus, a assessora executiva da Secretaria Especial de Turismo e Eventos, Sônia Ribeiro e o atual presidente do Circuito Turístico da Canastra, Henrique de Matos.
Araxá C&VB
O Araxá C&VB foi fundado em 2006 e conta atualmente com três pessoas em sua equipe. O município capta importantes eventos que se destacam nacionalmente, passando pelo segmento de turismo de esportes, como a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), eventos coorporativos de grandes empresas brasileiras e também o já tradicional Brazil Classics Show – Encontro de Carros Antigos do Brasil.
