Para denotar lisura e imparcialidade por parte do Governo de Minas, a comissão que selecionou os projetos foi composta por 22 profissionais da área do audiovisual, todos reconhecidos pelo notório saber, sendo 8 indicados pela própria classe. Dessa forma, nenhum profissional da SEC esteve envolvido no processo de análise das propostas.
Um dos integrantes desta comissão, Marcelo Pedrosa, se debruçou sobre os projetos de filmes de longa metragem. O cineasta, que já ganhou vários prêmios pelos seus trabalhos, relata a sua experiência como júri do Filme em Minas. “Foi um trabalho muito gratificante, pois pude conhecer produções artísticas de pessoas que ainda não estão no mercado e me deparei com projetos muito bons. Gostaria de ressaltar também o produtivo diálogo aberto entre os outros membros da comissão, tudo aconteceu de maneira bastante consensual, analisamos juntos as singularidades e pontos fortes de cada proposta”, afirma o diretor.
O diretor, produtor e roteirista curitibano Aly Muritiba também foi membro do júri para análise de propostas da categoria de curtas e médias metragens e se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos apresentados. “Tive o prazer de analisar projetos que se mostravam bastante maduros e coerentes com relação ao que propunham realizar. Me surpreendi com a quantidade de obras enviadas por proponentes do interior, achamos muito importante contemplar profissionais que atuam fora da capital. Dessa maneira, tivemos à disposição projetos que representavam um leque de ideias, estéticas e estilos bastante amplo; ia da ficção de narrativa convencional e documentários a propostas absolutamente experimentais,” explicou Muritiba.
MINI CURRICULO DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
EDITAL FILME EM MINAS 2014 – 7ª EDIÇÃO
- Subcomissão categoria I – Produção de Longas-metragens
Caetano Gotardo
Formado em Cinema pela USP em 2003, escreveu e dirigiu os curtas-metragens "Matéria" (2013), "Os barcos" (2012, em parceria com Thaís de Almeida Prado), "Outras pessoas" (2010), "O menino japonês" (2009), "Areia" (2008), "O diário aberto de R." (2005) e "Feito não para doer" (2003). Em 2014, foi selecionado para residência da Cinéfondation- Festival de Cannes, para desenvolver o roteiro do longa-metragem, "Todos os mortos", que dirigirá em nova parceria com Marco Dutra.
Marcelo Pedroso – selecionado pela sociedade civil
Mestre em cinema pela Universidade Federal de Pernambuco, Marcelo é diretor dos longas “Brasil S/A”, “Pacific” e “KFZ-1348”. O primeiro filme dirigido pro Pedroso, “Brasil S/A”, foi ganhador dos prêmios de roteiro, trilha sonora, som e montagem no Festival de Brasília. Já o longa “Pacific” foi consagrado como vencedor dos festivais Cine Esquema Novo, Panorama Coisa de Cinema e Mostra Filme Livre.
Paulo Caldas
Diretor e roteirista de cinema e televisão recebeu prêmio no “Festival de Brasília do Cinema Brasileiro” com seu primeiro filme “Baile Perfumado”(1996). Em 2000, lançou “O Rap do Pequeno Príncipe contra os Almas Sebosas”, documentário premiado no exterior, em festivais como Havana e Paris. Foi roteirista do filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” e levou o filme “Deserto Feliz” para diversos festivais internacionais. O quarto filme, “País do Desejo”, foi lançado em janeiro de 2013 e já passou pelos festivais de Taormina e de Coimbra
William Hinestrosa - selecionado pela sociedade civil
Graduado em Filosofia, William é coordenador, desde 2005, dos programas brasileiros do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Com conhecimentos específicos e experiência no setor audiovisual, Hinestrosa é também responsável pela coordenação da pesquisa de conteúdo para o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, que desde 1999, acompanha o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro.
- Subcomissão categoria II– Finalização e distribuição de longas-metragens
André Sturm
Diretor da Pandora Filmes, empresa distribuidora de filmes de arte, esteve à frente da programação da Cinemateca Brasileira no final dos anos 80 e início dos 90. Preside o Programa Cinema do Brasil, programa de exportação de filmes brasileiros criado pelo Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo, e ainda é diretor-executivo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS – SP).
Elisa Tolomelli
Produtora executiva com experiência em várias etapas da produção cinematográfica, como roteiro, direção, produção e distribuição. Dirigiu o seu primeiro longa-metragem em 1991 Manobra radical tendo, em seguida, se concentrado na área de distribuição, período em que trabalhou na direção comercial da distribuidora Riofilme. Foi produtora executiva de filmes importantes para a cinematografia brasileira como Central do Brasil (1998), de Walter Salles, e Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles.
Erika Bauer - selecionada pela sociedade civil
Formada na Escola de Cinema e Televisão de Munique (Alemanha), mestre na linha Imagem e Som na UNB, Erika é professora de audiovisual na Faculdade de Comunicação da UNB. Dirigiu os filme “Glauber Rocha, Quando o Cinema Virou Samba” (1995), “Maxacali, o Povo do Canto” (1994), “ Bela Estranha” (1993), “ Bom dia, Senhoras!” (1998), e o “Dom Helder Camara, O Santo Rebelde” (2002).
- Subcomissão categoria III– Curtas e médias-metragens
Aly Muritiba
Graduado em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduado em Comunicação e Cultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É sócio-gerente da Grafo Audiovisual, desde 2007. Dirigiu os curtas Brasil (2014), Pátio (2013), A Fábrica (2011), SBX (2011), Remiscências (2010), Com as próprias mãos (2008). Seu curta A Fábrica foi semi finalista no Oscar 2013 e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais entre eles o Festival Internacioanl de Cartagena das Indias, Festival de Curtas-Metragem de Clermon-Ferrand, Festival de Brasília.
Gabriela Amaral Almeida
Mestre em literatura e cinema de horror, tem especialização em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de Cuba. Diretora dos curtas Terno (2013), A mão que afaga (2012), Uma primavera (2011), A sutil Circunstância(2011) e Náufragos (2010). Atua também como roteirista, sendo parceira de cineastas como Marco Dutra, Cao Hamburger e Walyer Salles.
Janaína Moreira do Patrocínio - selecionada pela sociedade civil
Formada em Comunicação Social - Radialismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1998, é mestre em Comunicação Social pela mesma universidade e sócia- fundadora da ONG Associação Imagem Comunitária e da JPZ Comunicação, uma produtora especializada em produção de vídeos institucionais, documentários e DVDs-vídeo. A ONG está completando 20 anos de atuação em Minas Gerais.
Leonardo Sette
Participou de oficinas na Escuela Internacionl de Cine y Televisión (CUBA, 1999), La Fémis (Paris, 2003) e graduou-se em História do Cinema na Soubornne. É colaborador da Revista Cinética. Em 2008 dirigiu seu primeiro curta-metragem Ocidente, que recebeu entre outros o prêmio de melhor filme do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Dirigiu também o curta Confessionário (2009) e o longa As hiper-mulheres, que ganhou prêmios nos festivais de Gramado, Brasília, Goiania, do Hollywood Brazilian Film Festival, entre outros.
Marcelo Caetano - selecionado pela sociedade civil
Formado em Ciências Sociais pela USP, realizou estudos complementares em Audiovisual e Filosofia. Atua como diretor e produtor desde 2004, tendo dirigido os curtas “Na Sua companhia” (2011), “Bailão” (2009),“A Tal Guerreira” (2008), e o média “Verona” (2013), Vencedores de 50 prêmios e exibidos em Clermont--‐Ferrand, Rotterdam, Indie Lisboa, Huesca, entre outros. Atualmente prepara seu primeiro longa “Corpo Elétrico”, vencedor do Fomento de Cinema de São Paulo /SABESP.
Otto Guerra
Animador, fundou a produtora Otto Desenhos Animados em 1978. Seu primeiro curta, O natal do burrinho (1984) foi exibido nos festivais de Gramado, Bilbao e Oberhausen. Os filmes Treiler- uma última tentativa (1986), O reino azul (1989) e Novela (1992 foram vencedores do prêmio Coral de Animação no Festival de Havana. Em 1994, lançou o seu primeiro longa como diretor, Rocky & Hudson, vencedor no Festival de Brasília e exibido em Havana e Hiroshima. O longa Wood & Stock: sexo, orégano e rock’n’roll foi premiado no 10º Cine-PE.
- Subcomissão categoria IV– Formato livre
André Parente
Artista e teórico do cinema e novas mídias. Realizou doutorado na Universidade de Paris 8, sob a orientação de Gilles Deleuze. Em 1991 funda, juntamente com Rogério Luz, o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus trabalhos foram apresentados no Brasil e no exterior. É autor de livros que discutem o setor audiovisual. Nos últimos anos, obteve vários prêmios como o Prêmio Estímulo de Produção Artística da Funarte (2012 e 2013).
Luiz Duva
Artista experimental no campo da videoarte e performance audiovisual desenvolve, desde o início dos anos 1990, narrativas pessoais em vídeo. Desde 2000, vem se dedicando ao live images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real em ambientes imersivos, à criação e apresentação de composições audiovisuais, de projetos de live cinema e ao desenvolvimento de conteúdo para diferentes mídias. É um dos criadores e o diretor artístico da Mostra Live Cinema, que acontece anualmente no Brasil desde 2007.
Uirá dos Reis - selecionado pela sociedade civil
É diretor do longa- metragem Doce Amianto (2013) e integra o coletivo Alumbramento de artistas de Fortaleza/ CE. Uirá é também diretor dos vídeos experimentais Yokatta (2008), Sensum at practicum/ No pratice (2010), Diário de bordo (2010), Tuca (2011).
- Subcomissão categoria V– Publicações, preservação e memória
Ilana Feldman - selecionado pela sociedade civil
Pesquisadora e crítica é doutora em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com passagem pela Universidade Paris VIII. Em 2011, foi curadora da mostra “David Perlov: epifanias do cotidiano”, realizada no Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e na Cinemateca Brasileira em São Paulo, a qual deu origem a uma publicação de mesmo nome. Seu livro, “Jogos de cena: ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo” será publicado em 2014 pela editora Contraponto.
José Carlos Avellar
Jornalista, Avellar trabalhou por mais de 20 anos como crítico de cinema doJornal do Brasil. Atualmente integra conselho editorial da revistaCinemaise da publicação virtualEl ojo que piensa, da Universidade deGuadalajara (México). É consultor dos festivais internacionais de cinema deBerlim(desde 1980), deSan Sebastián(desde 1993) e deMontreal(desde 1995). Desde 2006 é também curador (comSérgio Sanz) doFestival de Gramado.
Pedro Maciel Guimarães
Possui Mestrado e Doutorado em Cinema e Audiovisual, pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III) e Graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Atualmente é pos-doutorando do CTR - ECA/USP foi autor de perfis bibliograficos na coleção Folha Cine Europeu e critico de cinema dos jornais Estado de Minas, Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e Revista Tropico.
- Subcomissão categoria VI– Desenvolvimento de roteiro
Di Moretti
Formado em Rádio/TV (FAAP) e jornalismo (PUC). Desde o inicio dos anos 90, consolidou sua trajetória profissional como roteirista de cinema, e consultor de roteiro. Roteirizou longas-metragens premiados, como: O VELHO (doc.), Latitude Zero, As Vidas de Maria, Cabra-Cega, Filhas do Vento, Nossa Vida Não Cabe Num Opala, 23 anos em 7 segundos (doc.), No olho da rua, 4 x timão (doc.), Simples Mortais, Tropicália (doc.), A última estação e Dominguinhos.
Juliana Rojas
Formada em Cinema e Vídeo pela ECA/ USP é especialista em montagem, roteiro e som. Diretora e roteirista dos filmes Sinfonia da Necrópole (2014), ganhador dos Festivais de Gramado e de Paulínia; Trabalhar cansa (2011), exibido no Festival de Cannes e vencedor do Festival de Paulínia, do Festival 2in1 em Moscou, do Festival de Havana; e dos curtas Nascemos hoje, quando o céu estava carregado de ferro e veneno (2013), O duplo (2012), Pra eu dormir tranqüilo (2011), As sombras (2009), Vestida (2008), Um ramo (2007), O lençol branco (2004).
Rodrigo de Oliveira - selecionado pela sociedade civil
Critico de cinema e cineasta é graduado em cinema pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2006, ministra cursos e oficinas de cinema em diversos festivais e centros culturais pelo país, tais como Tempo Glauber, Centro Cultural Banco do Brasil e Caixa Cultural (Rio de Janeiro), Cinesesc (São Paulo), Museu da Imagem e do Som (Mato Grosso do Sul), Festival Primeiro Plano (Minas Gerais), Vila das Artes (Ceará), CANNE (Maranhão e Ceará), entre outros. Foi jurado dos festivais de Gramado (2008) e Marília (2011). . Atualmente se dedica ao desenvolvimento do roteiro de seu próximo longa-metragem, Ponta de Areia.