Asscom/SEC
Rio São Francisco é o símbolo das comunidades do Norte de Minas que se estabeleceram ao longo de suas margens
Criado em 2005, o Movimento Catrumano é o responsável pela criação do "Dia dos Gerais e tem como objetivo fazer um resgate histórico do Norte de Minas, tendo como referência a luta dos municípios da região para conferir a Matias Cardoso o título de "Primeiro núcleo de povoação do estado".
A meta é envolver as prefeituras e órgãos do Governo do Estado e as entidades relacionadas com o desenvolvimento e a cultura regionais. O Movimento Catrumano, que tem como estratégia a construção de poder simbólico capaz de ressignificar o papel desempenhado pelo Norte de Minas na fundação e consolidação do Estado de Minas Gerais, é desdobramento de estudos históricos recentemente revistos e sistematizados pela tese do antropólogo Dr. João Batista de Almeida Costa e foi encampado pela Fundação Cultural Genival Tourinho e pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Fazem parte do Movimento Catrumano a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), o Instituto Histórico de Montes Claros, o Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e as prefeituras de Matias Cardoso e Montes Claros.