A oficina virtual será realizada em português e Libras, não sendo necessário conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais
Belo Horizonte, 23 de maio de 2022. O acesso à cultura é um direito de todos. Os museus e centros culturais de todo o mundo possuem um papel primordial na promoção da inclusão, e o Espaço do Conhecimento UFMG não se exclui disso. No dia 28 de maio, às 14 horas, a oficina do projeto Sábado com Libras, nomeada “A Comunicação com Surdos nos Museus”, convida o público, surdo e ouvinte, a conhecer mais sobre a importância da acessibilidade nos espaços culturais e como devemos promovê-la.
No Brasil, aproximadamente 5% da população é surda e grande parte dela utiliza a Língua Brasileira de Sinais para sua comunicação. Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE, o número corresponde a 10 milhões de pessoas. Desta forma, a atividade será motor para reflexão das principais dificuldades enfrentadas por esse grupo, além de discutir algumas estratégias para melhor atender o público surdo nos museus.
Vocabulário ligado à cultura, expressões típicas do universo museal, sinais de museus e espaços culturais de Belo Horizonte e termos que possuem relação com as temáticas do Espaço do Conhecimento UFMG serão apresentados ao longo da oficina, com o intuito de diminuir as barreiras atitudinais ainda existentes.
Destinada ao público em geral, a partir de 10 anos (jovens e adultos, professores, trabalhadores e educadores de museus), a atividade será ministrada em português e em Libras pela equipe do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade. As vagas, destinadas a até 15 pessoas, serão preenchidas por ordem de chegada, na recepção do museu.
Serviço:
Sábado com Libras | A Comunicação com Surdos nos Museus
Quando: 28 de maio. sábado, às 14h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários
Público: a partir de 10 anos (jovens e adultos, professores, trabalhadores e educadores de museus)
Atividade gratuita