A arte ceramista de Pará de Minas é o tema da exposição temporária em cartaz no Centro de Arte Popular até 24/11 com entrada gratuita. O acervo em exibição traz peças confeccionadas pelos artistas Helena Honório, Edson Gomes, Ângela Souza, que fazem parte do Grupo de Produção de Cerâmica da Escola de Artes, e pelos professores João Batista Leite, Wagner Vasconcelos e Eduardo Libério, da Escola de Artes Sica.
Bem imaterial tombado de Pará de Minas, a arte ceramista é preservada no município pela Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – Sica. Para a continuidade da manifestação artística e incentivo à formação de novos artistas, a instituição dispõe de matéria-prima, espaço, materiais e ferramentas que possibilitam a feitura da prática da modelagem de argila ao longo do tempo. O Grupo de Produção de Cerâmica da Escola, que neste ano comemora 25 anos de atividade, notabilizou a arte ceramista pará-minense, elevando-a como uma das referências em Minas.
A promoção da arte ceramista como forma de expressão cultural ainda ocorre por meio dos grupos de alunos da escola – oriundos do distrito sede, povoados e distritos diversos – que recebem ensinamentos para difundirem os conhecimentos na arte da cerâmica em suas comunidades de origem.
SICA
O principal expoente que incentivou e motivou os artistas a trabalharem com cerâmica foi Raimundo Nogueira de Faria (1929-1993), mais conhecido como Sica. Este artista tornou-se conhecido por ensinar suas técnicas a crianças e adolescentes do povoado de Paiol, mas foi no distrito sede que sua fama artística se consolidou, desdobrando-se em trabalhos educativos por meio do Centro de Artesanato Salem do bairro Vila Maria - onde aprimorou seu ofício e lhe atribuiu contornos profissionais.
Posteriormente, as atividades desempenhadas na Escola Municipal de Artes e Ofícios proporcionaram a formação de grandes artistas locais que passaram a atuar no ensino da arte ceramista. Por meio deles, projetos culturais passaram a ser desempenhados em diversas instituições sociais espalhadas por toda Pará de Minas.
CENTRO DE ARTE POPULAR
O Centro de Arte Popular apresenta um amplo panorama de obras que privilegiam a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares, valorizando o trabalho de criadores que traduzem no barro, na madeira e em outros materiais o universo em que vivem. Sua edificação principal foi construída para uso residencial na década de 1920, tendo sido também a sede do antigo Hospital São Tarcísio.
No ano de 2012, a edificação foi adaptada para abrigar o CAP, onde o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados, Ouro Preto, Sabará e outras, entrando em contato com elementos representativos da pluralidade da cultura mineira.
O edifício possui quatro salas de exposição permanente, uma para exposições temporárias, uma sala para oficinas de arte e ainda um pátio interno.
SERVIÇO:
Exposição “Arte Ceramista de Pará de Minas”
Período de visitação: 24 de outubro a 24 de novembro de 2024
Horário de visitação: Terça a sexta: 12h às 18h30 Sábado, domingo e feriados: 11h às 17h
Local: Centro de Arte Popular Rua Gonçalves Dias, 1.608 – B. Lourdes
Foto: CAP/Divulgação