Com uma programação diversa e descentralizada, o Natal da Mineiridade 2024 foi lançado nesta terça-feira (12), no Palácio da Liberdade. O projeto, em sua terceira edição, integra as regiões do estado e conecta a capital ao interior, reforçando a identidade e estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma grande celebração que une tradição, fé e arte. Neste ano, a estimativa é de que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa aumento de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023.
O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
Cantatas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança vão movimentar Belo Horizonte e as cidades do interior, entre os dias 29/11 e 6 de janeiro. Em 2023, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%.
“Esses resultados se devem a essa política pública continuada. O Governo de Minas vem intensificando os seus investimentos, e, este ano, especialmente, haverá uma campanha publicitária que vai divulgar os diversos destinos mineiros, o que contribui para continuarmos esse crescimento forte e consolidarmos cada vez mais Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país também no Natal”, reforçou a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza.
Somente em Belo Horizonte, no ano passado, foram injetados R$ 2,5 bilhões, o que demonstra o potencial do Natal da Mineiridade para aquecer o comércio e impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) afirmou que a previsão para este ano é de aumento desse efeito na economia da cidade. “Essa ação do Natal de Mineiridade só vem aumentando o fluxo de pessoas, o que amplia também a expectativa de venda para nós comerciantes”.
Destaques regionais
Em Belo Horizonte, o epicentro das celebrações será o Circuito Liberdade, com destaque para a iluminação da Praça da Liberdade e dos equipamentos culturais, como o Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal para as crianças. Outro eixo é o das cidades barrocas que integram o destino Cordilheira do Espinhaço, como Ouro Preto, Diamantina e Serro, e se destacam pelas celebrações religiosas, combinando história, fé e turismo cultural.
Destinos como Monte Verde e Guaxupé (Sul de Minas), Itapecerica (Centro-Oeste), Paracatu (Noroeste), Barbacena (Serra da Mantiqueira), Poços de Caldas (Sudoeste), Igarapé (Campo das Vertentes) são outros exemplos da diversidade de atrativos encontrada no estado, que se consolida como um dos principais destinos de fim de ano do país.
Para promover os 800 eventos e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas, o qual é realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. A atualização do portfólio é diária, a partir das informações cadastradas pelos próprios municípios no portal Minas Gerais. No site, o visitante poderá conferir o local, o horário dos eventos e atrações, bem como obter dicas para viajar e aproveitar o Natal nos destinos mineiros.
Neste ano, o Cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas, iniciativa organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, também será feito no portal Minas Gerais. A ação contribui para a salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural do estado desde 2017.
Campanha Nacional Natal da Mineiridade
Além da promoção dos eventos natalinos dos destinos mineiros, o Governo de Minas fará uma forte divulgação dos atrativos culturais, naturais e históricos do estado nas plataformas digitais voltadas ao público interno e externo, alcançando todos os estados e principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O objetivo é fortalecer Minas Gerais como um destino turístico completo e atrativo durante o período natalino, promovendo a cultura mineira, seu patrimônio histórico, as belezas naturais e o caráter acolhedor da mineiridade.
Praça da Liberdade
Prevista para ser inaugurada no dia 29/11, a iluminação cênica da Praça da Liberdade será assinada pela Nossa Senhora das Produções em parceria com a Festa da Luz. A abertura terá o acendimento das luzes, apresentações do Coral Black to Black com 200 crianças, além de um cortejo do Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel. Ele receberá o público no Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal.
Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha. A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universidade do espírito natalino.
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberão decoração que refletirá a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado.
A programação oferecerá também concertos e cantatas, de quinta-feira a domingo, nas escadarias do edifício do Iepha (Prédio Verde) e do Palácio da Liberdade. Um show de drones no aniversário de Belo Horizonte, em 12 de dezembro, e o Coreto Musical, que será palco de apresentação de grupos e bandas também estão previstos.
“O Natal da Mineiridade é sobretudo um momento de trazer alegria para os lares, para as famílias e para as pessoas que circulam na cidade. É um convite para viver a cidade na sua plenitude e nós da Fundação Clóvis Salgado estamos produzindo um evento que vai ser um marco na cidade, um evento que vai trazer muito mais luz, muito mais encantamento e alegria para Belo Horizonte”, acrescentou o presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis.
Vila da Mineiridade
Outro ponto alto será a Vila da Mineiridade, na Alameda dos Despachos, que reunirá expositores com pratos mineiros e artesanato, além de um Papai Noel inflável de oito metros, criado pelo artista DMS, e iluminações especiais feitas pela ilustradora Marilda Castanha, capturando a magia do Natal. No Palácio do Natal também será possível visitar uma mostra com mais de 5 mil figuras de Papai Noel da colecionadora Maria Elvira.
Investimentos
O edital Natal da Mineiridade Cemig 2024 aprovou 26 atrações que serão realizadas em 25 cidades de diferentes regiões do estado. A divulgação da relação dos projetos selecionados foi feita na última quinta-feira (07/11). Os projetos incluem exposição de presépios, apresentações musicais e de dança, além da montagem de decorações e projeções luminosas de Natal. Além desses projetos, a Cemig está patrocinando o projeto de decoração e ocupação da Praça da Liberdade, do Palácio da Liberdade e arredores, na capital mineira, tanto no Natal quanto no Ano Novo. Para a execução de todas essas ações, a Cemig está direcionando cerca de R$10 milhões.
“A descentralização desses recursos com os projetos patrocinados chegando nas várias regiões do Estado contribuirá para divulgação dos roteiros turísticos de Minas, fomentando ainda mais o segmento que cresce a cada ano. Queremos que Minas se consolide também como um dos principais destinos de fim de ano do país”, sublinhou a Analista de Cultura da Cemig, Juliana Peixoto.
Festa de encerramento
A programação se encerrará no dia 6 de janeiro com o tradicional Encontro de Folias de Reis, com um cortejo até o Palácio da Liberdade, simbolizando a conexão do Natal com as manifestações culturais de Minas. Este evento reforça o estado como um destino turístico e cultural de destaque no Brasil, convidando mineiros e turistas a celebrarem juntos a mineiridade e o espírito natalino.
Foto: Leo Bicalho
Imagem: Trinca.LAB