Kafka é celebrado na exposição “O homem que transcendeu o seu tempo”, em cartaz até o dia 28 de fevereiro (Foto Edwaldo Cordeiro)
Sempre com o objetivo de promover a leitura e a literatura, a Biblioteca Pública Estadual, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerias, abre as portas ao público de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, com 10 exposições gratuitas, que ocupam os espaços da casa entre os meses de fevereiro e março. É uma ótima oportunidade para quem quer se aprofundar no universo das artes literárias.
Um dos destaques na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães é a exposição “O homem que transcendeu o seu tempo”, em cartaz até o dia 28 de fevereiro. Nela, o visitante pode conhecer o trabalho do escritor Franz Kafka por meio de 20 painéis e 11 livros. A mostra apresenta a história de vida do autor de “A metamorfose” e “O processo”, o que o cercou, o que refletiu em sua obra e a influência de seus escritos nas gerações posteriores. A exposição “O homem que transcendeu o seu tempo” foi concebida pelo escritor e tradutor Radek Malý, acompanhada por ilustrações de Renata Fučíková. No Brasil, a mostra já foi realizada em Salvador, no Instituto Goethe (setembro de 2024), e em São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade (setembro de 2024).
Carro-Biblioteca
Até 14 de março, o Carro-Biblioteca, do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada (Near) da Biblioteca Pública, passeia por várias localidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana, de 9h30 às 12h30, transportando imensa gama de conhecimento por meio do incentivo à prática da leitura, com a exposição itinerante “Livro Fora da Estante – mundo indígena: resistir é preciso”, cujo objetivo é atrair a atenção dos leitores para o tema escolhido e incentivar o interesse por novas obras literárias. “Este é um projeto de extensão que funciona desde 1960. Frequentamos comunidades socioeconomicamente vulneráveis, locais que não possuem nenhum equipamento cultural, ofertando empréstimo de livros e ações culturais a cada 15 dias”, explica Gildete Veloso, coordenadora do Near.
A mostra celebra ainda o 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, e lembra a morte de Sepé Tiaraju, líder guarani dos Sete Povos das Missões, em 1756. Sepé Tiaraju simboliza a luta dos povos indígenas pela preservação de suas terras e culturas. As localidades atendidas são Vespasiano/bairro Suely; BH/Nova Pampulha; Nova Lima/bairro Honório Bicalho; Sabará/bairro General Carneiro e BH/bairro Pirajá.
Gastronomia e cordel para crianças
Aberta para visitação até 3 de março, a exposição “Gastronomia mineira: sabores, aromas e saberes”, organizada pela Hemeroteca Histórica da Biblioteca Pública, oferece ao público acesso a uma seleção de 34 peças entre jornais, revistas e recortes do acervo, com múltiplas informações a respeito da culinária mineira que saíram nos principais veículos de comunicação de Minas Gerais.
Para crianças e adolescentes, a Biblioteca Infantojuvenil preparou a exposição “Leia cordel – mostra de folhetos e livros do acervo BIJU”, que vai até o dia 28, no primeiro andar do prédio da Praça da Liberdade, de 8h às 17h. A ideia é fazer com que o público-alvo explore a riqueza da literatura de cordel. A seleção inclui folhetos e livros de diversos autores, inclusive do cordelista mineiro Olegário Alfredo. O setor de Coleções Especiais, por sua vez, preparou duas exposições que se encerram no próximo dia 28. A primeira é a “Mostra destaques das Coleções Especiais: Palácio da Liberdade”. Nela se encontra parte do acervo sobre a antiga sede do governo de Minas Gerais, hoje espaço de arte em Belo Horizonte.
A segunda mostra é a “Dezembro é... exposição de Natal das Coleções Especiais”, com uma combinação de poemas e textos do acervo, cuidadosamente selecionados. Drummond, Cecília Meireles, Manoel Bandeira, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, entre outros, são lembrados. “Dezembro é...” também presta homenagem ao beatle John Lennon, cantor, compositor e ativista britânico assassinado em 1980.
O público também pode conferir a “Autores brasileiros: Nelson Rodrigues”, até 28 de fevereiro. Por meio de suas crônicas, romances e peças teatrais, o escritor pernambucano produziu um retrato da sociedade brasileira. A mostra, com 10 livros, convida a refletir sobre temas discutidos pelo autor, como, por exemplo: paixão, morte, família, religião e a condição humana. No mesmo local, a Biblioteca preparou a “Exposição de férias: livros de turismo – convite à viagem literária”, aberta ao público até 28 de fevereiro. Já “Brasil em folia: uma jornada carnavalesca pelo País”, convida o público a conhecer a rica diversidade cultural do Brasil em 21 fotos do carnaval em capitais do Brasil.
Por fim, “Exposição Em Destaque – coleções de livros: fontes de informação e conhecimento” fica aberta ao público até 31 de março. São 25 coleções contendo obras como a “Gênios da Pintura”, da editora Abril, ou “Os grandes enigmas de nossa história”, de Otto Pierre, que podem incentivar o campo da pesquisa bibliográfica. O objetivo da mostra é reunir o conhecimento humano e compartilhá-lo de forma livre, dinâmica, organizada e aberta a todos.
A coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual, Eliani Gladyr, afirma que as exposições são uma importante forma de valorização do patrimônio literário do Estado e a Biblioteca continua a proporcionar uma variedade de atividades culturais, reafirmando sua vocação como promotora e incentivadora do livro e da leitura”.
Confira a programação
“O homem que transcendeu o seu tempo”
Período de visitação: até 28 de fevereiro
Segunda a sexta: 8h às 18h
Local: Prédio Liberdade, Praça da Liberdade, 21
“Leia cordel – mostra de folhetos e livros do acervo BIJU”
Período de visitação: até 28 de fevereiro
Segunda a sexta: 8h às 17h
Local: Prédio Liberdade, Praça da Liberdade, 21
“Dezembro é... exposição de Natal das Coleções Especiais”
Período de visitação: até 28 de fevereiro
Segunda a sexta: 8h às 17h
Local: Prédio Liberdade, Praça da Liberdade, 21. 2º andar
“Destaques das Coleções Especiais: Palácio da Liberdade”
Período de visitação: até 28 de fevereiro
Segunda a sexta: 8h às 17h
Local: Prédio Liberdade, Praça da Liberdade, 21. 2º andar
“Gastronomia mineira: sabores, aromas e saberes”
Período de visitação: até 3 de março
Segunda a sexta-feira: 9 às 17h
Local: Hall da Hemeroteca Histórica (Prédio Liberdade, Praça da
Liberdade, 21). 3º andar
“Coleções de livros: fontes de informação e conhecimento”
Período de visitação: até 31 de março
Segunda a sexta: 9h às 18h
Local: Prédio Bahia - Rua da Bahia, 1889 - 2º andar
Livros de turismo: “convite à viagem literária”
Período de visitação: até 28 de fevereiro
Horário: 9h às 18h
Local: Prédio Bahia - Rua da Bahia, 1889 - 1º andar
“Brasil em folia: uma jornada carnavalesca pelo País”
Período de visitação: até 28 de fevereiro
Horário: 9h às 18h
Local: Prédio Bahia - Rua da Bahia, 1889
“Livro Fora da Estante – mundo indígena: resistir é preciso”
Até 14 de março
Horário: 9h30 às 12h30
Localidades de Belo Horizonte e região
“Autores brasileiros: Nelson Rodrigues”
Até 28 de fevereiro
Horário: 9h às 18h
Local: Rua da Bahia, 1889 - 1º andar