Minas Gerais chega à WTM Latin America 2025 (de 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte – São Paulo) com a força de quem aposta na união entre cultura e turismo para transformar vidas e gerar oportunidades. O estado apresenta um portfólio robusto de experiências, produtos e destinos que refletem seu crescimento acima da média nacional no setor turístico, segundo o IBGE, consolidando-se como um dos principais polos culturais e turísticos do Brasil.
A proposta é clara: convidar o mundo a se “mineirizar”. No estande de Minas, os visitantes serão imersos em uma vivência sensorial, com música ao vivo, cozinha mineira ao vivo, manifestações populares, lançamentos de roteiros turísticos, soluções tecnológicas e degustações de produtos da terra.
“Em Minas, cultura e turismo são indissociáveis. A tradição cultural, a força das manifestações populares, o patrimônio histórico e a cozinha mineira são também experiências turísticas potentes. Essa transversalidade tem impulsionado o crescimento do setor, promovendo o desenvolvimento das cidades, a geração de renda e a valorização do que somos. Na WTM, mostramos ao mundo que Minas é um lugar de encontros entre passado e futuro, entre afeto e inovação”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Destaques da programação:
Música e tradição que tocam a alma
14/04, 18h30 – Chorinho com Os Ingênuos: flauta, clarineta e pandeiro conduzem uma viagem sonora pelas montanhas do Sul de Minas.
15/04, 18h30 – Congado de Poços de Caldas: força, fé e ancestralidade afro-mineira em um patrimônio imaterial vivo.
Tecnologia e futuro do turismo
15/04, 14h30 – Lançamento do App Inhotim: o maior museu a céu aberto do mundo na palma da mão, com mapas interativos, roteiros personalizados e informações em tempo real, em português e inglês.
Cozinha Viva e Produtos da Terra
Chefs mineiros como Valdelícia e Ana Gabriela conduzem a Cozinha Viva, com pratos como porco sem mágoas, polenta de milho branco, ragu de suan e galinhada, acompanhados por cafés especiais, doces imperiais e cachaças artesanais.
Lançamentos estratégicos
Livro “Queijo Minas Artesanal: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”
Rota Caparaó, Rota Vulcânica, Rota Cênica da Cordilheira do Espinhaço, Plataforma MAVIS 360
Apresentação dos programas AMA – Ano Mineiro das Artes e TEM – Turismo, Experiência e Mineridade
Reposicionamento de destinos como São Thomé das Letras e Serra do Cipó
“A WTM é uma vitrine estratégica para mostrar o quanto Minas está preparada para liderar a nova geração do turismo no Brasil. A Codemge acredita que investir na presença qualificada do estado nesses eventos é investir no desenvolvimento de toda a cadeia produtiva”, afirma Luísa Barreto, a presidente da Codemge, patrocinadora oficial da participação de Minas na feira.
A participação do estado é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Codemge, com apoio do Sebrae-MG, prefeituras e entidades locais.
Serviço:
Estande Minas Gerais na WTM Latin America 2025
14 a 16 de abril | Expo Center Norte – São Paulo
Foto: Leo Bicalho