Estão abertas as inscrições para o curso de Educação a Distância (EaD) “Como Elaborar Infográficos para Apresentar Dados do Turismo: Aprendendo a Usar Ferramentas Gratuitas e Dinâmicas”. O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e os interessados podem se inscrever gratuitamente até 11 de julho.
A aula inaugural foi transmitida pelo canal da Secult no Youtube no dia 18 de junho. O curso, de nível básico, foi elaborado por equipes técnicas da Secretaria e tem a finalidade de instruir, de forma simples, sobre a importância da estatística no planejamento e no monitoramento do turismo, com orientações para um bom relatório de pesquisa; o que são infográficos; além de ensinar, por meio de tutoriais, como criá-los a partir de ferramentas acessíveis e gratuitas.
A subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, fez a abertura da aula inaugural e falou sobre a importância do tema para o setor se preparar para a nova realidade que o turismo enfrenta. “Esta é mais uma ação dentro do Reviva Turismo para nos fortalecer e voltar a fazer o turismo acontecer de forma segura e consciente. É fundamental discutirmos sobre dados e o uso das inteligências disponíveis ao nosso favor. O Observatório do Turismo de Minas Gerais, por exemplo, vem fazendo um trabalho impecável de monitoramento do turismo desde o início da pandemia no Brasil, e isso é essencial para nos organizarmos e trabalharmos para uma retomada que ofereça segurança tanto aos turistas e viajantes quanto aos trabalhadores de toda a cadeia produtiva. Quando mais a gente se informar, e conseguir repassar esses dados com estratégia, mais teremos chances de alavancar o turismo e reafirmá-lo como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento socioeconômico em Minas Gerais”, ressaltou Milena.
A aula contou com a participação, também, do diretor de Qualificação e Capacitação da Secult, Márcio Ribeiro; da estagiária do Núcleo de Pesquisa e Estatística da SECULT, Débora Carvalho; da professora da Universidade de Açores, em Portugal, Daniela Fantoni Alvares e da doutoranda em Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Giovanna Tavares.
A live foi acompanhada por gestores municipais de turismo de diversas regiões de Minas Gerais e também de outros estados, como São Paulo e Goiás, e também por profissionais da cadeia produtiva do setor. O conteúdo já conta com mais de 350 visualizações e está disponível, na íntegra, AQUI.
Conteúdo do curso
A grade curricular do curso EAD é de 20 horas/aula e está disponível na Plataforma EAD Cultura e Turismo da Secult: serão trabalhadas as unidades “A Estatística e sua aplicação no turismo, conceitos estatísticos básicos”; Recomendações para um bom relatório de pesquisa, Infográfico e suas funções; Apresentação e elaboração de infográficos utilizando Canva e Piktochart; Avaliação e Pesquisa de Satisfação. O conteúdo será lançado na plataforma EAD da Secult gradativamente.
Entre os materiais complementares que serão disponibilizados estão Tipos de Gráfico; Exemplos de Outras Ferramentas Gratuitas e sugestão de curso “Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público”.
Os alunos inscritos têm até 20 de agosto de 2021 para concluírem o curso de capacitação e obterem o certificado de participação emitido pela Secult.
Clique AQUI e saiba mais sobre a elaboração de infográficos.
Reviva Turismo
O Curso EAD “Como Elaborar Infográficos para Apresentar Dados do Turismo: Aprendendo a Usar Ferramentas Gratuitas e Dinâmicas”faz parte do eixo “Capacitação” do Reviva Turismo, programa da secult voltado a promover a retomada gradual e segura das atividades turísticas em Minas Gerais. Os outros pilares são “Biossegurança”, “Estruturação” e “Promoção e Marketing do Destino Minas Gerais”. O programa é conduzido em consonância com os protocolos e diretrizes do plano Minas Consciente.
Serviço:
O curso já está disponível para ser feito, e as inscrições seguem abertas até o dia 11 de julho, podendo ser feitas AQUI.