marcaminas

 

Setur visita cervejarias de Juiz de Fora

 

A história das cervejarias no município foi apresentada e o atual momento de desenvolvimento das fábricas ganhou destaque, já que, atualmente, Juiz de Fora possui 12 cervejarias registradas em funcionamento, alcançando um grande marco no setor.

Os cervejeiros comemoram ainda o resgate histórico. Segundo eles, em 1861, Juiz de Fora recebeu a primeira cervejaria do Estado e recentemente, em 2008, a mesma foi reinaugurada proporcionando um momento positivo para o setor. Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, “a história da cerveja e do município se misturam. É sem dúvida uma pauta muito interessante que atrelada ao turismo pode agregar muito para a cidade e para os turistas”.

 

encontro-com-cervejeiros-2

 

Na ocasião, o grupo aproveitou a participação do secretário Ricardo faria e solicitou apoio da Setur para dar andamento aos projetos ligados às cervejarias. Eles ressaltaram eventos como feiras e congressos como pautas futuras, previamente marcadas, para compor a agenda das cervejarias aliadas ao turismo. “A agenda nos levou a estreitar os laços entre o

Estado e o município, por meio das fábricas de cervejas artesanais. Vamos contribuir para que Juiz de Fora se torne referência nessa vertente gastronômica e, claro, que se consolide no mercado proporcionando resultados positivos para o turismo da região, como já acontece em outras cidades brasileiras”, concluiu.

 

encontro-com-cervejeiros-3

 

Minas Gerais já é o segundo maior produtor de cervejas artesanais do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina. Dezenas de fábricas e centenas de cervejeiros caseiros são responsáveis pela produção que vem rendendo ao estado o apelido de Bélgica brasileira. Dos 120 estilos existentes no mundo, 55 já são reproduzidos em Minas.