marcaminas

 

Biblioteca Pública Luiz de Bessa celebra 135 anos de Monteiro Lobato


 

Reinações de Narizinho, Emília no país da gramatica, Histórias de tia Nastácia são alguns dos livros que compõem uma das obras infantis mais conhecidas da literatura brasileira: “Sítio do Picapau Amarelo”. Neste mês, Monteiro Lobato, criador desse trabalho que faz parte do imaginário de diferentes gerações de brasileiros, é o homenageado do setor infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. O escritor será tema do projeto Roda de Leitura, que acontecerá amanhã (11) e no dia 25 de abril, e da Hora do Conto e da Leitura, marcado para 18 de abril, data em que são celebrados os 135 anos de seu nascimento e que se comemora Dia Nacional do Livro Infantil.

Um passeio pelas páginas do Sítio do Picapau Amarelo” é o nome da edição do Roda de Leitura que acontece nesta terça (11), e no dia 25 deste mês, na Biblioteca. O encontro promove a leitura de trechos do “Sítio do Picapau Amarelo” e a confecção de fantoches de papel da Emília e do Visconde de Sabugosa, personagens marcantes da história. “Nós queremos aproximar as crianças e pré-adolescentes dessa obra tão importante. Revisitar Monteiro Lobato é voltar às origens da literatura infantil brasileira”, pontua Vanessa Mendes, coordenadora do setor Infanto-Juvenil da Biblioteca.

Concebido há dois anos, o Roda de Leitura é uma atividade em que crianças e jovens têm a oportunidade de explorar novos livros, trocar experiências, falar de sensações, recomendar leituras e ampliar conhecimentos sobre a obra de um determinado autor. O projeto já atendeu 426 pessoas.

Hora do Conto e da Leitura

No dia 18 de abril, o setor Infanto-juvenil irá comemorar em grande estilo o Dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem a data de nascimento de Monteiro Lobato. A edição deste mês traz para o público o universo encantado do escritor paulista, que faria 135 anos em 2017. As atividades de leitura e discussão dos livros do “Sítio do Picapau Amarelo” serão realizadas em dois turnos.

A Hora do Conto e da Leitura atende a um número cada vez mais expressivo de alunos das escolas públicas e particulares da região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto, que tem por objetivo incentivar a leitura por meio da narração e comentários de obras de destaque no universo literário, alcançou 2.575 alunos em 2015 e 2.610 no ano passado.

SERVIÇO

Roda de Leitura: Um passeio pelas páginas do Sítio do Picapau Amarelo

Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz De Bessa (Circuito Liberdade - Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG)

Data: 11/04/2017 e 25/04/2017

Horário: 14h30

Entrada: Gratuita

Hora do Conto e da Leitura Especial: O Universo Encantado de Monteiro Lobato: o Sítio do Picapau Amarelo

Local: Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual Luiz De Bessa (Circuito Liberdade - Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG)

Data: 18/04/2017

Horário: 9h30 e 14h30

Entrada: Gratuita