O objetivo do encontro consiste em identificar como o destino Minas Gerais está sendo comercializado no mercado nacional, a fim de detectar quais são os principais problemas na operação e venda dos produtos mineiros. Além disso, durante a reunião, a equipe da Setur propôs ações promocionais para o ano e apresentaram aos presentes o novo posicionamento e campanha publicitária do Estado, cujo tema é “Minas Gerais – Venha Viver sua História”.
A expectativa da secretaria com esse encontro visa retomar o relacionamento com os operadores para uma série de ações conjuntas como planejamento de marketing do destino e de ações futuras em parceria.
O gerente executivo da Braztoa, André Lima, confirma toda a expectativa da Setur durante o encontro. “Aqui na Braztoa buscamos sempre qualificar os produtos de nossos membros, interagindo com secretarias de turismo nacionais e criando canais de diálogo e interlocução. Por conta disso, realizar um grupo focal como esse é essencial para discutir a comercialização do destino no mercado e identificar atuais problemas na operação, além de estabelecer também propostas de ações conjuntas com o Estado de Minas Gerais”, avalia.
Daniel Marques, superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico, da Secretaria de Turismo, presente na reunião, considera o resultado positivo. “O encontro foi muito produtivo. Percebemos que temos pontos a aprimorar, mas estamos caminhando para mostrar para o todo o país que Minas Gerais é um destino único, com produtos formatados e competitivos para serem comercializados em parceria com os grandes operadores do Brasil”.
BRAZTOA
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) reúne mais de 90 empresas e é, desde 1989, uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil. Seus associados abrangem tanto o turismo receptivo quanto o emissivo, doméstico e internacional, além de trabalhar com os diversos segmentos de viagem: luxo, aventura, sol e praia, intercâmbio, turismo cultural ou esportivo etc. Eles são responsáveis por noventa por cento das vendas de viagens do mercado brasileiro.