Apresentando os novos projetos da secretaria que beneficiam os circuitos turísticos, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, recebeu representantes dos Municípios de Baldim; Caetanópolis; Cordisburgo; Jequitibá; Lagoa Santa; Paraopeba; Pedro Leopoldo; Sete Lagoas e Vespasiano.
Com o intuito de integrar novos municípios, a diretoria do circuito convidou Capim Branco, Confins, Fortuna de Minas, Funilândia, Matozinhos e Prudente de Morais para fazer participar do encontro e, posteriormente, para compor o grupo.
Com foco no planejamento anual, os participantes acompanharam apresentações dos programas do Estado para o desenvolvimento do turismo nas cidades mineiras, informações sobre o Programa de Regionalização, ICMS Turístico, planos de atuação institucional e promocional da Associação Circuito Villas e Fazendas de Minas, além de projetos de gestão e incentivo ao turismo de Minas Gerais.
Segundo o secretário Ricardo Faria, o encontro é de suma importância para que os novos projetos da Setur voltados para os municípios circuitados alcancem resultados positivos. “Das centenas de grutas existentes em Minas Gerais, um expressivo número está concentrado na região do Circuito das Grutas, incluindo as três mais famosas: a Gruta do Maquiné, da Lapinha e Rei do Mato. Dessa forma, sabemos da necessidade em construir um diálogo que beneficie as cidades com o intuito de fomentar o turismo na região”, declara.
“Nosso foco é alavancar o fluxo de turistas na região, gerar emprego e renda e, consequentemente, projetar o Estado como destino turístico. Além disso, destaco que essa região é berço de importantes personalidades, não só para Minas Gerais, mas para o Brasil, como Clara Nunes na cidade de Caetanópolis, Chico Xavier em Pedro Leopoldo e o Zacarias (dos Trapalhões) na cidade de Sete Lagoas”, conclui Ricardo Faria.