Com auxílio dos parceiros envolvidos, a Setur analisará dados de cinco municípios: Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Espera Feliz. Todos os municípios utilizarão a mesma metodologia de pesquisa, que tem como principais objetivos identificar o perfil dos foliões e a avaliação do evento em cada município, produzindo assim dados comparáveis para as cinco localidades.
Os parceiros envolvidos na ação são: Belotur, Secretaria Municipal de Turismo de Ouro Preto, Secretaria Municipal de Turismo de Mariana, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Prefeitura Municipal de Espera Feliz, Circuito Pico da Bandeira e os cursos de Turismo da UFMG, UFOP, UFVJM e UEMG.
Os resultados da pesquisa serão divulgados logo após o término das festividades no site do Observatório do Turismo.
“As pesquisas são de extrema importância para identificar o impacto das festividades nas cidades estabelecidas, tanto para os turistas quanto para os moradores locais, possibilitando avaliar os eventos e propor melhorias para os próximos anos”, ressalta o secretário de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.