Portugal é um dos berços da gastronomia brasileira, tendo influenciado o modo de preparar receitas e utilizar ingredientes. Este intercâmbio entre Brasil e Portugal, promovido pelo Fartura – Comidas do Brasil, tem o intuito de resgatar as origens de alguns dos costumes e dar oportunidade dos portugueses conhecerem o trabalho realizado pelo projeto, num roteiro que inclui diversos eventos de relacionamento com o mercado português.
Além disso, Portugal é um dos mercados prioritários para atração de turistas internacionais para Minas Gerais. Segundo dados da BH Airport, referentes a 2016, o país é o terceiro maior emissor de turistas internacionais para o Estado. “Vale ressaltar que há um voo direto ligando Lisboa a Belo Horizonte, operado pela TAP Air Portugal, contribuindo significativamente para a vinda de turistas para o Estado”, declara o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.
Durante a programação da missão, as riquezas gastronômicas e turísticas de Minas Gerais serão apresentadas pela Setur aos representantes das principais operadoras de turismo e agências de viagem do mercado, além de jornalistas e formadores de opinião de Portugal.
“Nosso foco é apresentar a gastronomia mineira, considerada cartão postal de Minas Gerais, como o grande carro chefe do Estado. A gastronomia de Minas Gerais é uma grande aliada do turismo, pois possui uma oferta enorme, criativa e única. Por meio dela é possível projetar o nosso Estado enquanto destino turístico”, declara Ricardo Faria.
Agregando aos projetos já executados pela Setur, o Governo de Minas lançou recentemente o programa +Gastronomia e a Casa da Gastronomia Mineira – Espaço Mineiraria, local destinado à promoção do setor, localizado no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.