Encerra-se na próxima segunda (27) o prazo para as inscrições no 6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas, iniciativa que busca destacar trajetórias artísticas por meio de portfólios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo correio ou internet, através do link https://goo.gl/uTh9a3.
Cada um dos cinco artistas ou coletivos vencedores ganhará uma bolsa de trabalho no valor de R$ 50 mil. Para o curador, o valor é de R$ 25 mil. O Prêmio não se limita a esse apoio financeiro, proporciona ainda o acompanhamento dos artistas vencedores por um curador, a realização do projeto curatorial premiado e a apresentação dessas obras em uma mostra itinerante que percorre quatro cidades do Brasil.
A seleção dos trabalhos e anúncio dos artistas finalistas ocorrerá até abril de 2017. Em agosto, os 20 artistas e os três curadores finalistas participam de uma exposição coletiva no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo. No evento, serão conhecidos os cinco artistas e o curador vencedores dessa edição. A partir de dezembro de 2017, as obras dos premiados começam a percorrer o Brasil.
O diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu, ressalta que atualmente essa é a maior premiação de artes plásticas no Brasil. “Desde que foi lançado, o Prêmio tem contribuído para revelar grandes nomes no cenário das artes, além de fazer uma junção perfeita entre artes plásticas, atividade industrial e a área educacional do SESI”, afirma.
Reconhecido no circuito da arte contemporânea, o Prêmio já contemplou e foi um marco na carreira de 25 artistas de diferentes Estados brasileiros, entre os quais: Jonathas de Andrade e Carlos Mélo (Pernambuco), Berna Reale e Armando Queirós (Pará), Virginia de Medeiros (Bahia), Marcone Moreira (Maranhão), Laura Belém e Marilá Dardot (Minas Gerais), Sara Ramo (Espírito Santo), Eduardo Berliner (Rio de Janeiro), André Komatsu e Renata Lucas (São Paulo).
PROJETO ARTE E INDÚSTRIA
Esta edição também dá continuidade ao Projeto Arte e Indústria, que acontece pela terceira vez paralelamente ao Prêmio e visa homenagear artistas cujos processos de criação estão relacionados à produção industrial. Depois de Abraham Palatnik e Amélia Toledo, desta vez o destaque será o escultor, gravador, ilustrador e pintor Sérvulo Esmeraldo. A mostra de seus trabalhos e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua obra será aberta juntamente com a mostra dos 20 finalistas da 6ª edição do Prêmio, no MuBE (SP). Obras de Sérvulo Esmeraldo poderão ser vistas também na fase itinerante da exposição dos premiados.
O PRÊMIO
Com curadoria de Marcus Lontra, o Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A última edição recebeu 581 inscrições.
Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Inscrições gratuitas: até 27 de fevereiro de 2017
Informações e regulamento: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/premio-marcantonio-vilaca-home/
Seleção dos trabalhos: até 15 de abril de 2017
Exposição coletiva em São Paulo: agosto de 2017
Fase itinerante da exposição: dezembro de 2017 a dezembro de 2018
Contato:
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..