O maestro Roberto Tibiriçá é o convidado para reger a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na próxima apresentação das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto. No programa, duas peças do consagrado compositor alemão Ludwig Van Beethoven: Sinfonia Nº 6, também conhecida como Sinfonia Pastoral, e a Sinfonia Nº7; duas obras que representam toda a exuberância da música de Beethoven.
Trechos das obras serão interpretados na terça-feira (14), na série Sinfônica ao Meio-Dia. Durante a apresentação, o público terá a oportunidade de sentir toda a emoção das obras por outro ângulo, com o projeto De dentro do Palco. Proposta do atual regente titular da OSMG, Silvio Viegas, a iniciativa visa aproximar o público dos corpos artísticos da FCS, permitindo que algumas pessoas, sorteadas antes da apresentação, assistam ao concerto ao lado dos músicos. Já a versão integral das composições pode ser conferida na quarta-feira (15), na série Sinfônica em Concerto.
Duas vezes Beethoven – O programa dos concertos tem início com a famosa Sinfonia Nº 6 (Sinfonia Pastoral), uma das composições mais representativas da fase romântica de Beethoven. Estruturada em cinco movimentos, a peça descreve a sensação experimentada nos ambientes rurais e serviu de inspiração para a cena do Monte Olimpo, no filme Fantasia (1940), clássico dos estúdios Walt Disney.
De acordo com o maestro Roberto Tibiriçá, com essa composição, Beethoven pretendia fazer com que seu público experimentasse novas sensações. “Beethoven insistia que essas obras não deveriam ser interpretadas como um ‘quadro sonoro’, mas como uma expressão de sentimentos”, destaca. Essa foi, inclusive, a única vez em que o compositor decidiu dar subtítulos aos movimentos da obra. Cada um deles reflete um sentimento diferente na vida no campo.
A Sinfonia Nº 7 encerra as apresentações. A peça representa um momento de convalescência na vida do compositor alemão e foi escrita em 1811, enquanto Beethoven estava em Teplice, na Boêmia, esperando recuperar sua saúde. Com quatro movimentos, Sinfonia Nº 7 traz temas de otimismo e alegria, “talvez um reflexo do momento delicado pelo qual o compositor passava”, explica Roberto Tibiriçá. A composição se popularizou devido à cena final do filme O Discurso do Rei (2010).
Em seu retorno a Belo Horizonte para mais uma vez reger a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Roberto Tibiriçá explica que a dobradinha de Beethoven é uma grande oportunidade para que o público possa apreciar o repertório de um dos maiores compositores eruditos de todos os tempos. “Essas duas obras fazem parte do meu repertório e as tenho executadas por diversas vezes com várias orquestras brasileiras e internacionais. É um grande prazer regê-las”, pontua.
O maestro também aplaude o projeto dos concertos ao meio-dia. Para ele, a oportunidade de se conectar com novas plateias e difundir o estilo erudito é uma forma de aproximar a música clássica das pessoas. “Os concertos do Meio-Dia foram uma das melhores criações da FCS. São concertos onde podemos criar novas plateias e levar o que há de melhor para nosso público”, finaliza Tibiriçá.
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é uma das mais ativas orquestras do país, tendo sido declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais. Em constante aprimoramento, cumpre o papel de difusora da música erudita a partir da diversidade de atuação: óperas, concertos e apresentações na capital e interior do Estado. Além dos Concertos no Parque, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, merece destaque o reconhecido programa Sinfônica Pop, que convida artistas da música popular brasileira para se apresentarem com a orquestra. Seu atual regente titular é o maestro Silvio Viegas, que foi antecedido por nomes como os de Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.
Roberto Tibiriçá – Nascido em São Paulo (SP), recebeu orientações de Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Dinorah de Carvalho, Nelson Freire e Gilberto Tinetti. Foi discípulo do maestro Eleazar de Carvalho, com quem trabalhou durante 18 anos depois de ter vencido por duas vezes consecutivas o Concurso para Jovens Regentes da OSESP. Ocupou o cargo de Regente Assistente no Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa/Portugal) e em 1994 tornou-se Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre 2000 e 2004, foi Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Petrobras Sinfônica e, entre 2005 e 2011, Diretor Artístico da Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli (SP). Em 2010 assumiu a regência da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais onde permaneceu até 2013. Foi também Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Campinas (SP), da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (SP) e da Orquestra Sinfônica do Sodre (Uruguai). Dentre os muitos prêmios e honrarias que recebeu, destacam-se o XIII e XIV Prêmio Carlos Gomes como Melhor Regente Sinfônico; a Grande Ordem do Ipiranga (SP); a Grande Medalha Presidente Juscelino Kubitschek (MG) e o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como Melhor Regente. Ocupa a Cadeira Nº 5 da Academia Brasileira de Música.
Programa
SINFONIA Nº6
(Sinfonia Pastoral)
I – Allegro ma non tropo (Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo)
II – Andante molto mosso (Cena à beira de um regato)
III – Allegro (Dança campestre)
IV – Allegro (A tempestade)
V – Allegretto (Hino de ação de graças dos pastores, após a tempestade)
SINFONIA Nº. 7
I – Poco sostenuto – Vivace
II – Allegretto
III – Presto
IV – Allegro con brio
SERVIÇO:
SINFÔNICA E LÍRICO AO MEIO-DIA
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Data: 14 de março (terça-feira)
Horário: 12h
Entrada gratuita
SINFÔNICA E LÍRICO EM CONCERTO
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Data: 15 de março (quarta-feira)
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação Livre
Telefone: (31) 3236-7400