Com diversos grupos culturais, folia de reis, congadas, uma centenária Festa de São Benedito e uma belíssima Casa da Cultura tombada, desde 2004, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. O município de Machado, no sul do estado vem organizando com profissionalismo o setor cultural.
Recentemente foram investidos aproximadamente R$30.000,00 na pintura e melhorias na Casa da Cultura, casarão histórico que sediou no passado o prédio da Santa Casa de Misericórdia e atualmente abriga a sede da Secretaria de Cultura, do arquivo público municipal e do museu municipal. A intervenção no prédio buscou resgatar as cores originais da edificação e foi financiada com recursos recebidos do ICMS do Patrimônio Cultural, mecanismo gerido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha/MG.
Segundo o secretário de cultura do município, João Alexandre Moura, novas intervenções no prédio estão sendo programadas, além de um amplo programa de educação patrimonial denominado “Pertencimento: Ações de Educação Patrimonial”. O objetivo é envolver escolas, universidades e comunidade em geral visando despertar interesse sobre o rico patrimônio material e imaterial da cidade.
O município retomou em janeiro o termo de parceria com Ministério da Cultura referente ao Sistema Nacional de Cultura e dois projetos de lei, um que cria o Sistema Municipal de Cultura de Machado e o outro que organiza toda política de patrimônio cultural estão sendo elaborados, relata Suzane Santos, diretora de cultura e turismo do município.
Festa das Congadas
Nas semanas finais de agosto a cidade recebe cerca de 15 mil pessoas para as celebrações da centenária Festa de São Benedito, que em 2017 completará 103 anos e tornou-se patrimônio do povo de Machado. A tradição folclórica de São Benedito em Machado é uma mistura de religiosidade, congada e comidas típicas.
Democratização da cultura
O prefeito de Machado, Julbert Ferre Morais aposta neste fortalecimento do setor no município visando dar oportunidade aos diversos grupos artísticos locais e criar uma ampla rede de apresentações artísticas em várias partes da cidade utilizando das políticas culturais como inclusão e democratização do acesso.