Com o objetivo de valorizar a cultura de feiras em Belo Horizonte, nasceu em 2016 o projeto Dia de Feira. Além de ações de comunicação e pesquisa sobre o universo das feiras na cidade o projeto selecionou, por meio de edital público, 26 grupos instrumentais que realizaram shows gratuitos nas feiras Silva Lobo e Tom Jobim, ao longo do ano. Após o sucesso dessa primeira temporada, o projeto retorna ampliado em 2017 e já está com um novo edital de seleção artística aberto.
As inscrições para o edital podem ser feitas até o dia 20 de março, por artistas e grupos de música instrumental de Belo Horizonte e região metropolitana, por meio da plataforma Prosas (http://bit.ly/diadefeira-edital2017). Serão selecionados 30 candidatos.
Os selecionados se apresentarão nas feiras estabelecidas pelo projeto entre abril e dezembro de 2017 e recebem um cachê entre R$ 500 e R$ 3 mil, de acordo com o regulamento descrito no edital. Em 2016 foram mais de 130 inscrições de muita qualidade e a expectativa é que este ano o número seja ainda maior.
“O interessante do Dia de Feira é a troca, os grupos trazem seu público e as feiras já têm um movimento próprio. Os shows são em horários que as bandas não estão acostumadas a tocar, é possível conciliar com outros compromissos. O feedback dos que participaram em 2016 foi muito positivo. Este ano, além de feiras tradicionais, queremos percorrer também as feiras independentes e mais novas que vêm colocando em prática a ideia de comércio justo, o lema do ‘compre do local’, valorizando os pequenos produtores da cidade”, comenta Brener, idealizador do projeto.
O projeto Dia de Feira é realizado pela Altiplano, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e viabilizado por meio do incentivo de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.
SERVIÇOS:
Edital Dia de Feira
Data: de 9 de fevereiro a 20 de março
Inscrições:http://bit.ly/diadefeira-edital2017.