Em sua oitava edição, o Salão de Arte de Itabirito entrou, definitivamente, para o circuito das artes visuais de Minas Gerais. Isto porque encerrou suas inscrições com 240 portfólios, revelando um panorama da produção contemporânea na Região dos Inconfidentes e da capital mineira, Belo Horizonte.
Agora, os trabalhos vencedores seguem um roteiro de apresentações por cidades mineiras. Itabirito é o primeiro município, que recebe a mostra no salão da cidade até o próximo dia 30 de agosto (quarta-feira). Em seguida, é a vez da Galeria de Arte Nello Nuno da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), em Ouro Preto, também no Território Metropolitano, receber, de 7 de setembro a 1º de outubro, a exposição com os trabalhos de destaque do VIII Salão de Arte de Itabirito.
As obras em exposição vão do simples desenho ou gravura até às novas vertentes dos artistas autodidatas e eruditos. São trabalhos que apresentam diversidade de técnicas, linguagens e tendências, o que resultou em um Salão bem representativo da produção artística dos municípios mineiros de Itabirito, Ouro Preto e Belo Horizonte, nos quais foi lançado o edital para os participantes.
Após passar por Ouro Preto, a exposição terá também uma passagem pelo CMM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. A abertura, segundo a Faop, está prevista para o dia 12 de outubro, com permanência estimada até o dia 5 de novembro.
Seleção
A Comissão Julgadora do VIII Salão de Arte de Itabirito recebeu 950 trabalhos, dos quais foram selecionados 47 para compor o catálogo. Dentre estes, 12 finalistas concorreram à premiação do 1º ao 5º lugar e os outros sete ficaram com o titulo de Menção Honrosa.
A cerimônia de premiação, lançamento do caderno-calendário e do catálogo aconteceu em 18 de agosto, no Teatro Municipal da Casa de Cultura Maestro Dungas, em Itabirito.
Confira outros detalhes em www.faop.mg.gov.br.
Parcerias
O VIII Salão de Arte de Itabirito Regional é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA nº0368/001/2014), com patrocínio exclusivo da Claro, em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal, a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), a Casa de Cultura Maestro Dungas de Itabirito e as Prefeituras de Itabirito e de Ouro Preto. A produção é assinada pela Sala de Ideias Soluções em Comunicação e a coordenação geral de José Carlos Oliveira e Ubiraney Silva.