Transmissão ao vivo abordou questões ligadas ao cadastro de proponentes, prazos para prestação de contas e contrapartidas dos editais 3 e 4 do FEC
A Secretaria e Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) promoveu, nesta terça-feira (22/6), um encontro virtual com o público a respeito dos editais de fomento divulgados neste mês. Durante live transmitida pelo canal do Youtube da Secult, integrantes da pasta apresentaram os principais pontos dos editais FEC 03 “Produção de obra audiovisual de curta-metragem dos gêneros documentário e ficção” e “FEC 04 Produção de obra de audiovisual de curta-metragem do gênero animação”, viabilizados por meio de recursos diretos do Fundo Estadual de Cultura (FEC).
Participaram o subsecretário de Cultura, Maurício Canguçu, o superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia, Igor Arci, o diretor de Economia Criativa, José Oliveira Júnior, e as servidoras da Secult Janaína Amaral e Ana Luísa de Avelar Guedes. A transmissão também contou com a presença de representantes da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), como a diretora de Desenvolvimento e Promoção do Audiovisual, Mônica Trigo, e o assessor Matheus Rufino.
Questões relativas à retenção de impostos e à prestação de contas dos projetos foram levantadas durante a transmissão. Além disso, a contrapartida não financeira para projetos aprovados foi exemplificada pela equipe técnica da Secult. Informações mais relevantes sobre os prazos a serem cumpridos e o cadastro na plataforma de fomento, datas para aprovações, preâmbulos dos editais e prazos das inscrições, além da importância do cumprimento da legislação, foram pontuadas pelos participantes durante o encontro.
Para o subsecretário de Cultura, Maurício Canguçu, os encontros virtuais da Secult com diferentes proponentes têm sido muito necessários para ampliar o diálogo da pasta com o público e tornar o processo mais claro e objetivo. “As lives têm sido uma prática para esclarecer todas as dúvidas referentes não só aos editais 3 e 4 do FEC, bem como às outras publicações vigentes da Secult. Nosso objetivo é sempre fazer uma leitura em conjunto com os proponentes, ouvir sugestões e críticas e auxiliar quem vai se inscrever. Esse processo deixa o trabalho mais fácil e orgânico”, destacou Canguçu.
Um dos pontos destacados pela equipe da Secult foi em relação ao cadastro na Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura. Os participantes reforçaram a importância de executar todas as etapas de cadastramento com antecedência. De acordo com Igor Arci, há um volume grande de pedidos a serem analisados pelos servidores da pasta. “O prazo estabelecido para análise e aprovação é de 15 dias úteis. Estamos fazendo uma força tarefa para conseguir analisar tudo em um tempo menor, mas é necessário que os proponentes não deixem o cadastro para última hora”, pontuou Arci.
Confira a íntegra da live AQUI.
Audiovisual em destaque
Para assegurar a potência das produções audiovisuais do estado e estimular a cadeia produtiva do setor, a Secult publicou, em junho, os editais FEC 03-2021 “Produção de obra audiovisual de curta-metragem dos gêneros documentário e ficção” e FEC 04-202 “Produção de obra de audiovisual de curta-metragem do gênero animação”. No Edital 03, são até 17 premiações, somando R$ 1.005.720,00, distribuídas em dois módulos. Já o Edital 04 soma R$ 480.000,00 em 12 prêmios. As inscrições poderão ser feitas até 11/7/2021, na Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura.
Mais detalhes sobre os editais estão disponíveis neste link.