Para comemorar os 40 anos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, completados em setembro deste ano, a Fundação Clóvis Salgado irá presentear a OSMG com uma placa comemorativa, que será descerrada no dia 28 de setembro, em breve solenidade, antes do Concerto de Premiação do V Concurso para Jovens Solistas – Modalidade Canto.
A placa será instalada no corredor localizado atrás do palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, conhecido como ‘corredor da fama’, em que se localizam outras placas comemorativas concedidas a artistas e grupos com importante trajetória no cenário artístico local e mundial, como Grupo Corpo, Ballet Bolshoi, Comédie Fraçaise e Royal Shakespeare Companie, Maestro Carlos Eduardo Prates, entre outros. O Secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, estará presente, assim como a Diretora de Produção Artística da FCS, Cláudia Malta; o regente titular da OSMG, Silvio Viegas, o spalla da OSMG, Alexandre Kanji e demais músicos da OSMG e do regente convidado, Roberto Tibiriçá, entre outros convidados.
Criada em 1976 pelo então governador Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado e é considerada uma das principais orquestras do país. Pelas contribuições prestadas à cultura do Estado, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da lei 20.628, em 17 de janeiro de 2013.
A OSMG possuiu programação variada e permante, com grandes concertos realizados, de forma gratuita ou a preços subsidiados ao longo de todo o ano. Entre suas séries de sucesso estão a Sinfônica Pop, Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto. O corpo artista participa ainda das temporadas de ópera da Fundação Clóvis Salgado.
Noite de celebrações - Além do descerramento da placa comemorativa dos 40 anos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, nesta mesma noite acontecerá o concerto de Premiação dos Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Os jovens vencedores irão se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerias e com o Coral Lírico de Minas Gerais em uma edição especial da Série Sinfônica e Lírico em Concerto. Ao todo, foram dez selecionados que irão receber certificados e placas comemorativas, além do prêmio de se apresentar junto à OSMG e ao CLMG, dois dos mais importantes corpos artísticos do país.
Sobre a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - As atividades da OSMG incluem desde o repertório clássico tradicional, como também óperas, balés e obras sacras, até o mais significativo da música popular, com a série Sinfônica Pop. A Orquestra apresenta-se em eventos locais e nacionais, viajando pelas cidades do interior de Minas, com a proposta de difundir a música sinfônica. Para propiciar ao público a proximidade com o universo da música de concerto, são desenvolvidos diversos projetos que possibilitam a fruição tanto no espaço convencional de um teatro quanto em outros espaços culturais e públicos da cidade de Belo Horizonte, como a série Concertos no Parque.
Ao longo de seus 40 anos, importantes nomes da música sinfônica mundial já conduziram a OSMG. Dentre seus regentes titulares figuraram os maestros Wolfgang Groth, Emílio de César, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos. Silvio Viegas é o atual Regente Titular e Sérgio Gomes é o Regente Assistente. Entre os músicos famosos que já tocaram na OSMG, destacam-se Marco Antônio Araújo, Marco Antônio Guimarães, Marcus Viana e Iuri Popov.
Para todos os públicos – A programação da OSMG está consolidada em projetos e séries que buscam, ao mesmo tempo, evidenciar o diverso repertório da Orquestra e difundir a música sinfônica aos mais diferentes públicos. Como iniciativas de destaque, podem ser citadas as séries Concertos no Parque, Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto. A série mais tradicional da OSMG é a Concertos no Parque. Criada em 1978, reúne no Parque Municipal de Belo Horizonte, sempre aos domingos pela manhã e com entrada franca, um público diverso que tem a oportunidade de apreciar a música sinfônica ao ar livre.
Outro projeto de grande sucesso é o Sinfônica Pop. Nele, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se encontra com nomes de peso da Música Popular Brasileira executando músicas consagradas, mas com novas roupagens. Dentre os artistas, a OSMG já recebeu Milton Nascimento, Rosa Passos, Gal Costa, Zizi Possi, Nana Caymmi, Wagner Tiso, João Bosco, Lenine, Mônica Salmaso, Filipe Catto, Luiz Melodia e Elba Ramalho, entre outros. Aproximadamente 26 mil pessoas compareceram aos concertos dessa série que tem ingressos vendidos a preços populares e é recebida com muito carinho pelo público.
Desde 2015, programas permanentes da Orquestra Sinfônica de Minas de Gerais vêm sendo reestruturados e novas propostas realizadas e que já se consolidaram na programação cultural de Belo Horizonte. É o caso das Séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto.
Oferecendo ao público variado repertório musical, com obras de grandes nomes da música sinfônica mundial e participação de solistas e músicos de renome internacional, a Série Sinfônica ao Meio-Dia, tem atraído público considerado espetacular para o horário do almoço. Este projeto tem o objetivo de oferecer um programa gratuito em um horário alternativo. Com uma média de público de 1.000 pessoas, por apresentação, os concertos têm um caráter diferenciado, com um bate-papo entre o maestro e o público. Ele conta um pouco da história das composições e dos compositores e apresenta uma prévia do concerto do dia seguinte, na série Sinfônica em Concerto.
Na tentativa de aproximar o público da Orquestra e do Coral Lírico, Silvio Viegas, regente titular da OSMG desde janeiro de 2016, decidiu levar o público para dentro da Orquestra e do Coro. A proposta pretende oferecer uma vivencia única. Em lugares especiais, cinco pessoas sorteadas na plateia são convidadas a assistirem ao concerto de dentro, ou seja, os espectadores são convidados a registrar a emoção dos concertos por fotos e/ou vídeos ao lado dos músicos e dos cantores. “Nós queremos trazer o nosso público para dentro de nossa casa e transformar o Palácio das Artes na casa deles”, afirma o maestro. O projeto teve início na apresentação de abril da Série Sinfônica ao Meio-Dia e é um verdadeiro sucesso.
Outra série protagonizada pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é a Sinfônica em Concerto. Quinzenalmente, nas noites das quartas-feiras, a Orquestra volta ao palco do Grande Teatro para apresentar agora em sua totalidade, o programa reduzido interpretado no dia anterior, na Série Sinfônica ao Meio-dia. O corpo artístico apresenta obras de grandes nomes da música sinfônica mundial com a participação de solistas e músicos de renome internacional em concertos a preços populares.
Outra série que se tornou parte do calendário da OSMG são os Concursos para Jovens Solistas da OSMG, que tem como objetivo prestigiar e dar oportunidade ao jovem iniciante na carreira artística de mostrar o seu trabalho, atuando com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Para toda a juventude, é muito difícil o início de qualquer carreira. Nestes concursos, a OSMG propicia esta oportunidade, além de prestar também uma singela homenagem ao professor deste jovem, que é o responsável por sua iniciação e educação musical.
Professores da rede regular de ensino e também de cursos livres de arte, têm ingressos gratuitos disponibilizados pelo projeto Bravo, Professor!. Trata-se de mais uma iniciativa que pretende aproximar o público da programação apresentada pelos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado.
SOLENIDADE DE DESCERRAMENTO DA PLACA COMEMORATIVA DOS 40 ANOS DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS
Data: 28 de setembro (quarta-feira)
Local: Corredor localizado atrás do Grande Teatro do Palácio das Artes
Horário: 19h30
Entrada restrita a convidados
SINFÔNICA E LÍRICO EM CONCERTO – CONCERTO DE PREMIAÇÃO V CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS – MODALIDADE CANTO
Data: 28 de setembro (quarta-feira)
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Horário: 20h30
Entrada: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Informações para o público: (31) 3236-7400