
O Conselho Estadual de Turismo (CET) se reuniu na última sexta-feira, (25/4), na Cidade Administrativa, para dar posse aos novos membros do biênio 2019-2020, definir a composição das Câmaras Temáticas, eleger novo vice-presidente e tratar de outros assuntos.
Na ocasião, estiveram presentes cerca de 27 entidades do trade turístico e setor público, além do secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, respondendo pela secretaria de Turismo, que presidiu a reunião.
Marcelo Matte iniciou os trabalhos resumindo os avanços alcançados nos quase 3 meses em que está à frente da pasta. Ele falou, entre outras coisas, sobre o acordo de Cooperação do Programa de Concessão de Parques Estaduais 2019-2022, assinado pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Transportes e Obras Públicas, de Cultura e Turismo, juntamente com o Instituto Estadual de Florestas, em 11/4. “Os Parques mineiros têm um imenso potencial que precisa ser melhor explorado. Acredito que essas concessões vão contribuir para que isso aconteça e ajudar a consolidar esses parques como atrativos turísticos de relevância para o Estado”.
Marcelo informou também que está negociando com a Codemig uma verba de 6 milhões para a produção de campanha publicitária, em nível nacional, com o intuito de promover o turismo em Minas. “Quero enaltecer as vantagens de se visitar Minas que são muitas, entre elas a segurança, uma das mais eficientes do país, a qualidade do povo mineiro, acolhedor, gentil e educado e o alto número de ativos culturais que aqui se encontram, quase metade de todo o país”.
Na sequência, mais alguns temas foram debatidos, com a adesão dos presentes. A volta do Minascentro ao setor de turismo, bem como a redução do ICMS do querosene da aviação, para incentivar as companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, foram alguns deles.
Antes do encerramento, os conselheiros foram empossados e foi realizada a eleição do novo vice-presidente. O presidente da Fundação Belo Horizonte Turismo e Eventos (BHCVB), Jair de Aguiar Neto, venceu a eleição por 1 voto a mais que o segundo colocado.
E, já como vice-presidente, Jair fez uma solicitação em nome de todos os presentes: “Gostaríamos de solicitar ao Secretário que, assim que a reforma seja aprovada na Assembleia Legislativa, caso as duas pastas realmente fiquem unidas, o que é o nosso desejo, que haja uma posse oficial com a presença dos representantes do turismo. ”Marcelo concordou dizendo que este também é um desejo dele .