
No Dia Nacional do Turismo, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) participou de mais um evento fundamental para o desenvolvimento do setor, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro, que ocorreu hoje (8), em Goiânia (GO), discutiu, entre outros temas, a criação de uma área de Inteligência de Mercado pelo Governo Federal, a liberação de cassinos e a formatação de políticas públicas que integrem as ações entre União e Estados.
A superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico da Secult, Marina Simião, representou Minas Gerais neste importante espaço de discussão e elaboração de ações de fomento ao turismo nacional. De acordo com a gestora, a reunião promoveu o alinhamento das iniciativas e a organização das demandas do segmento. “A participação do Ministério do Turismo e da Embratur trouxe novas possibilidades para a promoção da área, como também para ampliação do número de turistas a serem captados”, avaliou Marina. Segundo a superintendente, um dos pontos positivos do encontro se deu com a discussão em torno do aumento da oferta de voos. “A abertura do mercado para que novas companhias aéreas atuem é fundamental para a expansão do turismo”, pontou Simião.
A reunião contou com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do presidente da Embratur, Leonidas Oliveira.
Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur)
A Fornatur é um colegiado formado pelos Secretários de Estado de Turismo ou Presidentes de Órgão Estaduais de Turismo e tem como foco ser um espaço deliberativo para construção de políticas públicas efetivas para o turismo nacional.