
Interpretando repertórios que remetem à Idade Média, a orquestra Canção das Iluminuras promove concerto com repertório que remete ao período da Idade Média. A apresentação acontece no próximo domingo (9) na Faculdade Dom Helder Câmara. A entrada é gratuita.
Com mais de 35 instrumentos, o grupo interpreta temas dedicados às missões Jesuítas, catedrais Ibéricas e a música mundana. Durante a apresentação será utilizado pela primeira vez o novo órgão positivo, de dimensões menores que o tradicional órgão grande de tubos, porém com a mesma qualidade sonora.
A música nas missões Jesuítas
O projeto traz histórias que relatam o cotidiano do trabalho de evangelização realizado pelos padres Jesuítas durante o período colonial no Brasil e na América. A atividade musical naquele tempo estava sempre presente, seja em igrejas, colégios jesuítas, missões, dentre outras ocasiões.
Música nas grandes catedrais Ibéricas
Conhecidos como “capelas”, grupos de 20 a 30 músicos, divididos entre instrumentistas e cantores, eram responsáveis por incorporar a música em vários acontecimentos da vida religiosa e social. Os grupos eram formados por crianças, adultos e idosos.
Música mundana
Entre os séculos 14 e 17 era comum a existência de certas etiquetas a serem seguidas no sentido social e religioso. A música mundana servia de contratempo para os valores regidos pela dita nobreza da época. A etiqueta era colocada de lado para se ter maior liberdade na dança, canto, arranjo musical, dentre outros.
SERVIÇO
MISSA SOBRE VOCES
Data: 09/12/2018
Local: Faculdade Dom Helder Câmara (Espaço Dom Helder/EMGE)- Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG.
Informações: 31 2125 8800
Entrada: Gratuita