
Um acervo composto por 24 obras que integram a biblioteca particular do parlamentar e escritor Nelson Coelho de Senna será cedido ao Arquivo Público Mineiro - APM. Os livros que passam a ser disponibilizado à toda a sociedade para consulta e pesquisas são referentes à Minas e ao Brasil. A cerimônia que oficializa a doação acontece na próxima terça (12), na sede do APM (Avenida João Pinheiro 372, Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais). A entrada é franca.
A cessão do material pela Sra. Maria Letícia Nelson de Senna para a Secretaria de Estado de Cultura visa garantir a guarda permanente e sua disponibilização para consulta, democratizando o acesso do material por meio do APM. Figura de relevo da história de Minas Gerais, Nelson Coelho de Senna ingressou na política e foi eleito deputado estadual por diversas legislaturas, até o ano de 1921, quando foi eleito deputado no Congresso Nacional, onde permaneceu até 1929.
Nasceu na cidade do Serro, no dia 11 de outubro de 1876, e faleceu em Belo Horizonte, em 2 de junho de 1952. Foi parlamentar, publicista e professor universitário. Durante o período de 1894 a 1896 publicou os seus primeiros livros: Memória Histórica e Descritiva da Cidade e do Município do Serro, Discursos Acadêmicos e Páginas Tímidas, Coletânea de Contos e Escritos Literários. Foi, ainda, Colaborador do jornal O Estado de Minas e redator chefe de O Belo Horizonte, do Quinzenário A Província e do Diário de Minas.
Em 1906 deu início à publicação do Anuário de Minas Gerais, com estudos sobre história, geografia, literatura e estatística. Defendeu a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, fato que veio a ocorrer em 1907. Afastou-se da política em 1930 e retomou suas atividades intelectuais. Em Belo Horizonte assumiu o cargo de professor, retornou ao exercício da advocacia, às suas pesquisas e aos trabalhos literários. Foi sócio fundador, correspondente honorário e membro efetivo de diversas instituições culturais do Brasil e do exterior, com destaque pela grande colaboração como correspondente do Arquivo Público Mineiro.
O acervo privado de uma figura pública da importância de Nelson Coelho de Senna possui uma dimensão histórica e memorialística, conforme explica o Superintendente do Arquivo Público Mineiro, Thiago Veloso Vitral. “O material doado é extremamente relevante para a realização de pesquisas e para a preservação da memória de um importante período da nossa história. Estamos muito contentes com a generosidade e a sensibilidade da família em ter preservado e disponibilizado o material”, pontua Thiago Veloso.
SERVIÇO: Cerimônia de doação de livros da Biblioteca Nelson Coelho de Senna ao Arquivo Público mineiro Local: Arquivo Público Mineiro - Avenida João Pinheiro 372, Lourdes, Belo Horizonte/MG;
Data: 12 de dezembro de 2018;
Horário: 10h30;
Informações: (31) 3269-1167.