
Patrimônio do estado, o Benjamim Guimarães é o único vapor movido à lenha no mundo. Construído em 1913 por uma empresa norte-americana, ele serviu, por muitos anos, para transporte de passageiros e cargas no rio São Francisco. Os anos passaram e o apito ainda soava, convidando turistas e moradores de Pirapora a embarcar na história do barco que navegava lentamente pelas águas do “velho Chico”.
A Rede Minas acompanhou, em 2013, durante quase dois meses, as viagens do vapor e mostra, no documentário “Benjamim – O condutor de histórias”, os protagonistas dessa história marcada pelas águas: da tripulação à população ribeirinha. O filme também ganhou espaço fora das tela. Em 2014, o público de oito cidades do Vale do São Francisco puderam conferir, nas praças, a obra. O resultado desse trabalho foi disponibilizado em escolas e outras instituições, desses municípios, em DVD.
Para abrir a sessão na Faixa de Cinema, a Rede Minas ainda apresenta uma breve entrevista do jornalista Rodrigo Castro com o idealizador do projeto Fábio Britto e o diretor Paulo Henrique Rocha. Os dois contam sobre a produção e a experiência de mostrar, através da lente da câmera, a grandiosidade do vapor e a cultura e tradição que o circundam.
,
O documentário “Benjamim – O condutor de histórias” vai ao ar nesta sexta (05), às 23h45.
COMO SINTONIZAR:
A Rede Minas está no ar no canal 9.1 (HD) e 9.2 (SD); One Seg (para portáteis) 9.3; Net 20 e Net HD 520; Oi 09; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo
(redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).
ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas
instagram.com/governomg