O Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados (FIC) 2019, que acontece em diversas cidades mineiras desde setembro, terá apresentações especiais neste final de semana no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. No sábado (5/10), a partir das 10h, entram em cena o músico senegalês Mamour Ba e os corais Ensaio Aberto e Negas Vozes do Rosário.
Mamour Ba é compositor, arranjador e multiinstrumentista que, com uma enorme bagagem musical antropológica da diáspora africana, vem investigando, ao longo dos anos, os ritmos tradicionais da África. O músico também promove uma oficina de canto com músicas africanas e de composição própria, como Identidade, Eternamente África e Sikonomá. Além de Mamour Ba, se apresentarão os corais Ensaio Aberto, de Belo Horizonte (MG) e Negas Vozes do Rosário, de Sete Lagoas (MG).
O Coral Ensaio Aberto surgiu há cinco anos, durante a realização dos eventos promovidos pelo Maestro Lindomar Gomes. Os participantes de diversas faixas etárias são integrantes de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte, praticando o canto coral de forma festiva e sublime. O Coral Negas Vozes do Rosário é composto por vozes femininas do Congado de Sete Lagoas. As mulheres entoam suas cantigas e passeiam pelo cancioneiro regional, traçando arranjos vocais. O coral foi formado há seis meses com trabalho autoral de suas participantes e do diretor musical do grupo, Mestre Marco Antônio Tuchê.
O objetivo do FIC é proporcionar o intercâmbio cultural, a difusão, a integração, o incentivo, o desenvolvimento e o fortalecimento de laços entre corais, bandas e congados regionais, nacionais e internacionais e o público. O evento é gratuito e a programação completa do FIC 2019 está disponível no site http://www.festivaldecorais.com.br/index.php/agenda/