
Gestores públicos da área de Cultura de todo o Brasil participam, até esta sexta-feira (25/10), da 3ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura de 2019, em Porto Alegre (RS). A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) está sendo representada pela subsecretária de Cultura, Rute Assis.
A programação foi aberta, no dia 23/10, com o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O objetivo da reunião é acompanhar as tratativas acordadas no encontro anterior, ocorrido nos dias 20 e 21 de agosto deste ano, no Rio de Janeiro, tais como desdobramentos do Grupo de Trabalho (GT) de agenda legislativa, do GT de pactuação para convênios e editais – parceria com a Funarte – e encaminhamentos dados na articulação de debates com órgãos de controle federais e estaduais sobre as legislações vigentes. Para Rute Assis, “o Fórum é uma oportunidade de compartilhar experiências, buscar parcerias e soluções conjuntas para o fortalecimento do setor cultural no país”, ressalta. As políticas voltadas ao audiovisual no Brasil também devem entrar em pauta durante o evento.
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi fundado em 12 de novembro de 1983, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacionais e regionais da cultura brasileira, com sede na cidade de Brasília. A organização tem a finalidade de possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando as características de cada um no contexto da diversidade cultural brasileira.