Com cerca de 9 mil exemplares, entre livros técnicos, acadêmicos, jornalísticos e literários, a Biblioteca Murilo Rubião da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP oferece serviços gratuitos à comunidade. Qualquer pessoa pode realizar o empréstimo das obras do acervo, desde que realize um cadastro, apresentando as vias originais da carteira de identidade, do comprovante de residência, e a ficha de inscrição disponibilizada no site www.faop.mg.gov.br.
Além do empréstimo de livros, a Biblioteca é um espaço de estudos para alunos da Fundação e moradores de Ouro Preto. Organizada com mesas circulares, a unidade dispõe, inclusive, de computadores com internet, o que possibilita a realização de trabalhos escolares, a leitura de jornais e o acesso a conteúdos audiovisuais. As estudantes do ensino médio Vanessa Dela e Lilian Cristina, ambas com 18 anos de idade, relatam a relevância da Biblioteca para os estudos do Exame Nacional do Ensino Médio | Enem. “É importante porque, às vezes, as pessoas não têm um lugar próprio para estudo e em casa não temos muita privacidade, o que faz com que percamos o foco. Aqui há tudo de que precisamos e, além do acesso a livros físicos, também temos computadores com internet”.
Parte do acervo é composta por livros de arte e também de patrimônio, que são mais utilizados pelos alunos e professores do Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP. Bruno Blumer, 29 anos, aluno do 5º período do Curso, também relata sobre o significado que a Biblioteca Murilo Rubião desempenha para as pessoas que a frequentam. “Em tempos de fake news, o livro acaba sendo uma fonte de informação. A importância dos livros está no hábito da leitura, que leva à compreensão da língua, da literatura e do próprio conteúdo de restauração”, ressalta.
A Biblioteca Murilo Rubião está localizada na Casa Bernardo Guimarães da FAOP, na Rua Alvarenga, 794, Bairro Cabeças, em Ouro Preto. O seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Outras informações, pelo telefone (31) 3551-2014 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Carlos Augusto Sampaio e Filipe Barboza