
No próximo dia 5 de novembro, o Coral Lírico de Minas Gerais vai presentear o público que passar pelo Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no horário do almoço. Às 12h, no Hall de Entrada, acontece mais uma edição do Sarau Lírico, sob regência de Lara Tanaka e acompanhamento de Fred Natalino. A apresentação é gratuita.
O grupo apresenta um repertório composto de três compositores extremamente importantes para a história da música: Benjamin Britten, Ralhp Vaughan e Gabriel Fauré. O concerto terá início com duas obas de Gabriel Fauré: Madrigal, escrita pelo escritor, romancista, poeta, narrador, libertista e crítico francês Paul-Armand Silvestre; e Cantique, cujo texto é do dramaturgo francês Jean Racine e foi parafraseado do hino gregoriano Consors paterni luminis.
Em seguida, serão apresentados os trechos Sigh No More, Ladies e Drinking Song da cantata In Windsor Forest, do compositor britânico Vaughan Williams - composta por cinco movimentos, a segunda parte do Sarau apresenta textos de Shakespeare e de seus contemporâneos próximos.
O encerramento é com cinco trechos da obra A Ceremony of Carols, de Benjamin Britten – Procession, Wolcum, Balulalow, This Little Babe e Deo Gracias são cinco dos onze movimentos que compõem a obra, que foi escrita enquanto Britten estava no mar durante viagem dos Estados Unidos para a Inglaterra.
Coral Lírico de Minas Gerais
O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual Regente titular é Lara Tanaka.
O Coral participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público conheça a música lírica de qualidade.
Foto: Paulo Lacerda