
A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), realiza, na próxima sexta-feira (8/11), às 17h, a abertura da exposição "Uma Poética do Insólito", da artista Ana Eliza Souza. A mostra, produzida entre os anos de 2004 e 2010, é inspirada nas capivaras, animais roedores comuns no Brasil, inclusive, em áreas urbanas.
A artista explica que a intenção foi de realizar o exercício da composição, da linha, da cor, da textura, do material utilizando para isso um tema, um objeto, uma situação, um elemento de interesse, que neste caso foi uma espécie animal que se encontrava na área da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com Ana Eliza, avistar esses animais em grandes grupos, como outras espécies, num ambiente com lixo, poluição e circundados pelo trânsito, convidava à reflexão de elementos de contrastes num mesmo ambiente.
“Passados alguns anos da realização da série, a situação sobre a presença dos animais na área se modificou por questões visando à saúde pública. Os desenhos e as pinturas ficam como um registro de um dos elementos que compunham a paisagem do local à época, materializados com base na liberdade artística do exercício de criação", ressalta.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 1/12, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 18h; na Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, em Ouro Preto.
Sobre a artista
Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2004, licenciada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, em 2008, e especialista em História da Cultura e da Arte, em 2009, pela mesma instituição, Ana Eliza Souza vive e trabalha em Belo Horizonte, onde também atua na área de preservação pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), desde 2006. O trabalho visual da artista pode ser exemplificado, em grande maioria, por pinturas a óleo, aquarelas e desenhos a bico de pena.
Serviço:
Uma Poética do Insólito, de Ana Eliza Souza
Entrada: Gratuita
Visitação: 8 de novembro a 1 de dezembro
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 13h às 18h
Local: Galeria de Arte Nello Nuno | Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário, Ouro Preto | MG
Realização: Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult)
Foto: Filipe Barboza