
A instalação Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital estreia nesta quarta-feira (27/11), em Belo Horizonte, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), equipamento pertencente ao Circuito Liberdade. A atração que conduz o visitante a uma viagem imersiva por sua vida digital permanece em cartaz até 29/12. A entrada é gratuita.
A experiência é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais e projetadas em dezenas de displays de LCD. Espelhos em todas as paredes, piso e teto da sala resultam em uma sensação de universo infinito composto pelo conteúdo do próprio usuário. A instalação foi desenvolvida pela CACTUS e produzida pela Dell’Arte já passou por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba.
Os padrões e as imagens se combinam pouco a pouco, resultando em uma colagem caleidoscópica abstrata com hashtags e legendas correspondentes aos momentos compartilhados. Ao longo de um minuto e meio, o usuário experimenta um mergulho em seus principais momentos: o nascimento de um filho, o casamento, uma viagem inesquecível.
Quando as projeções estão chegando ao fim, as telas se apagam ao som de uma respiração rápida e ansiosa. Nessa hora o visitante fica com a sensação de ter vivido algo único, inusitado, como um sonho. “A instalação usa inteligência artificial para interpretar a alma digital do visitante, provocando sensações a partir de um sofisticado sistema de som dinâmico, que permite variações sutis segundo o resultado das análises das fotos da pessoa”, explica Felipe Reif, sócio da Cactus, estúdio colaborativo criador da exposição.
Passo a passo
Para visitar o Museum of Me será preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema, e seguir o perfil do CCBB Belo Horizonte no Instragram (@ccbbbh). O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, porém cada experiência será apresentada individualmente. É possível fazer fotos e compartilhar a experiência durante a jornada que dura pouco mais de um minuto. A entrada é por ordem de chegada.
O público
Milhares de pessoas em São Paulo, no Rio de Janeiro e Curitiba participaram da experiência proporcionada pelo Museum of Me. Acompanhadas ou sozinhas, muitas delas repetiram diversas vezes a visita e ainda registraram o momento em que estiveram dentro da sala. A expectativa para BH é de que o público aproveite a atração com o mesmo entusiasmo.
Fotos: Renato Mangolin
SERVIÇO:
Instalação Museum Of Me – Um mergulho em sua alma digital
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte
De quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 22h
(31) 3431-9400
Entrada gratuita