
O encontro do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) aconteceu na tarde da última quarta-feira (4/12), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Belo Horizonte. Estiveram presentes representantes de 23 Estados da Federação, além do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Na pauta estavam assuntos importantes como a apresentação do novo modelo de atuação, plano de trabalho e calendário das reuniões de 2020, posse da nova diretoria executiva, além da alteração do Estatuto Social da Fornatur. Após debate sobre as implicações geradas pela mudança, foi decidido que a entidade se transformará em associação, para cumprir com mais efetividade a sua finalidade.
O secretário anfitrião, Marcelo Matte, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou os diferenciais de Minas. “Aqui, o que temos de melhor é o jeito carinhoso de receber bem, é o bom coração dos mineiros. Vamos investir, nos próximos meses, R$1 milhão para divulgar o Turismo associado à Cultura em Minas Gerais”, declarou.
Na sequência, o novo presidente da Fornatur, Bruno Wendling, apresentou o plano de trabalho para 2020, com propostas de atuação mais efetiva para apoiar as políticas públicas nacionais. “Precisamos deixar de ser apenas demandantes e passarmos a ser os responsáveis pela construção de estratégias inovadoras e conjuntas, capazes de promover desde a infraestrutura até a qualificação e promoção do Turismo no Brasil”, ressaltou Bruno.
Na parte final da reunião houve a posse dos novos presidente e vice-presidente da Fornatur para o biênio, Bruno Wedling e Otávio Leite, respectivamente. Foram empossados também os vice-presidentes das regiões Centro-Oeste, Vanessa Mendonça; Nordeste, Rodrigo Novaes; Sudeste, Dorval Luana; e Sul, Flávia Didomenico.